AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Bispo emérito da Diocese de Osório, dom Thadeu Gomes Canellas, completa 40 anos de bispo e 68 anos de presbítero

Bispo emérito da Diocese de Osório, dom Thadeu Gomes Canellas, completa 40 anos de bispo e 68 anos de presbítero

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

O bispo emérito da Diocese de Osório, dom Thadeu Gomes Canellas, celebra neste domingo, 25 de fevereiro, duas datas significativas em sua vida clerical: 40 anos de ordenação episcopal (1984) e 68 anos de ordenação presbiteral (1956). Além disso, em 28 de julho deste ano, completará 94 anos de vida.

Dom Thadeu Gomes Canellas é o primeiro bispo da Diocese de Osório

Em 16 de janeiro de 2000, com a instalação da Diocese de Osório, dom Thadeu assumiu como bispo diocesano até 11 de março de 2007, quando dom Jaime Pedro Kohl assumiu o cargo. Atualmente, dom Thadeu reside no Lar Sacerdotal em Gravataí, junto ao Seminário São José.

Dom Jaime Pedro, em homenagem aos aniversários de Dom Thadeu como bispo e padre, afirma que cada um tem o seu tempo, a sua hora, o seu jeito.

“Por trás daquela expressão séria, encontra-se um coração bondoso. Sua experiência administrativa adquirida como auxiliar na arquidiocese de Porto Alegre foi fundamental para o início da nova Diocese de Osório. Por isso, somos muito gratos. Chegar aos 68 anos de ordenação presbiteral e 40 anos de ordenação episcopal com total lucidez é para poucos. Portanto, mesmo um pouco surdo, é um consagrado privilegiado. A maioria dos padres reconhece que foram muito bem acolhidos por dom Thadeu e lhe são gratos. Ele continua lendo jornais, fazendo palavras cruzadas e participando das celebrações da comunidade do Lar Sacerdotal. Louvo a Deus pelo serviço prestado à Diocese e à Igreja do Rio Grande do Sul”, declara dom Jaime Pedro.

Em um vídeo gravado em Osório, no dia 20/02, a pedido da assessoria de comunicação da Diocese de Osório, dom Thadeu compartilha um pouco de sua trajetória, relembrando sua ordenação presbiteral em Roma. Ele destaca o momento em que o bispo lhe perguntou se acataria as decisões futuras, ao que respondeu afirmativamente, compreendendo agora a responsabilidade envolvida nesse compromisso. Confira o vídeo nas redes sociais da Diocese de Osório.

Para não esquecer esse compromisso, dom Thadeu assinou um papel, uma prática que o fez lembrar-se muitas vezes da importância de seu sim ao assumir novas responsabilidades.

Vida e Missão

Dom Thadeu, nascido em Gravataí/RS, em 28 de julho de 1930, é o terceiro filho de Salvador Canellas Sobrinho e Maria Antonina Gomes Canellas. Dos nove irmãos, dois também seguiram o caminho do sacerdócio: Pe. Alceu (falecido) e Pe. Amadeu. Ele foi batizado em 10 de agosto de 1930 e fez sua primeira comunhão em 4 de abril de 1938. Ingressou no Seminário Menor de Gravataí em março de 1947, onde começou o curso de Filosofia em março de 1949. Posteriormente, continuou seus estudos em Roma, concluindo a Filosofia e cursando Teologia no Colégio Pio Brasileiro.

Ordenado diácono em 1955 e presbítero em 25 de fevereiro de 1956, Dom Thadeu serviu como vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Porto Alegre, de 1957 a 1959, e posteriormente como pároco da Paróquia Cristo Redentor, onde permaneceu por 12 anos. Em 1973, foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, onde exerceu seu ministério por mais 11 anos.

Em novembro de 1983, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, sendo ordenado bispo em 25 de fevereiro de 1984. Com a instalação da Diocese de Osório em 16 de janeiro de 2000, tornou-se bispo diocesano, cargo que ocupou até 11 de março de 2007.

Como primeiro bispo da Diocese de Osório, Dom Thadeu foi responsável pela implantação de toda a estrutura física e administrativa. Em 15 de novembro de 2006, sua renúncia foi aceita pelo Papa Bento XVI devido ao limite de idade.

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.