Especialista alerta para a necessidade de quebrar o tabu de falar sobre o assunto, para que cada mais vidas sejam salvas
A forma como o corpo de Tayná da Silva Rosa foi encontrado, na última semana, em um local de mata, conhecido como “caixa d’agua”, entre os bairros Centenário e Vila São João, em Torres, trouxe à tona, mais uma vez, a importância de falar sobre suicídio. As causas da morte da jovem, moradora da Comunidade do Barro Cortado, em Torres, ainda estão sendo investigadas pela polícia civil local, sendo o suicídio uma das hipóteses trabalhadas.
Conforme o portal do Ministério da Saúde, “o suicídio é um fenômeno complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero”. O portal faz o alerta de que o suicídio pode ser prevenido. Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você pode ser o primeiro e mais importante passo.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), um suicídio acontece a cada 40 segundos no mundo. Normalmente este é o meio encontrado para acabar com alguma dor, sofrimento ou frustação e todos nós estamos sujeitos.
No Litoral Norte, conforme dados do painel da Secretária Estadual de Saúde, nos últimos cinco anos, 130 suicídios aconteceram na região.
Mesmo que diversas campanhas sejam feitas, a doença ainda é vista como um tabu social e que precisa ser quebrado, para que as pessoas tenham mais liberdade de falar sobre o assunto.
Ainda assim, as perguntas que sempre ficam no ar são: Por que uma pessoa coloca fim à própria vida? Seria este ato o último recurso para alguma dificuldade que ela vinha enfrentando?
Nas cidades de circulação do Jornal do Mar, o que os municípios oferecem de serviços para prevenir o suicídio.
> Confira a Reportagem Especial completa, que inclui os dados da região e das cidades, além dos serviços oferecidos pelos municípios, na edição de hoje (01), impresso e/ou digital, do Jornal do Mar, o jornal da Rádio Maristela. Assine pelo (51) 9 8179-6400 ou pelo site jornaldomar.com.br.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.