Em uma iniciativa conjunta entre a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a Secretaria de Saúde, através do Ambulatório de Álcool e Outras Drogas, e órgãos da Segurança Pública, incluindo a Polícia Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros, foi promovida na última semana a Ação Recomeço em Araranguá, Sul catarinense.
O programa, que ocorreu em vários espaços públicos de Araranguá frequentados por pessoas em situação de rua, teve como objetivo abordar, orientar e encaminhar esses indivíduos para suas cidades de origem ou para tratamento voluntário de saúde, conforme a avaliação dos profissionais envolvidos.
Durante a operação, foram abordadas 35 pessoas em situação de rua. Dessas, 22 demonstraram interesse em receber orientações, nove concordaram em buscar internação para dependência química e três optaram por retornar para suas cidades de origem.
O trabalho de abordagem nas ruas será contínuo e visa assegurar os direitos humanos fundamentais da população em situação de rua, fortalecendo os laços e oferecendo apoio na rede de assistência. Ao mesmo tempo, a iniciativa visa garantir a segurança e o bem-estar de toda a população de Araranguá.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.