AO VIVO
AO VIVO
Home » Diocese de Osório recebe material para Coleta de Pentecostes, em prol da Missão em Moçambique

Diocese de Osório recebe material para Coleta de Pentecostes, em prol da Missão em Moçambique

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

São 30 anos de história e mais de 70 missionários enviados no projeto Igrejas Solidárias, uma parceria entre a Igreja Católica do Rio Grande do Sul e a Arquidiocese de Nampula, no norte de Moçambique.

Este projeto de missão além fronteiras só se concretizou e segue existindo graças ao compromisso da Igreja de todo o Rio Grande do Sul, que assumiu a Solenidade de Pentecostes como momento fundamental de mobilização de recursos em favor de Moçambique.

Por isso, o Regional Sul 3 e o Conselho Missionário Regional lançam nesta semana os materiais para a motivação da Coleta de Pentecostes em cada comunidade, paróquia e arqui/dioceses do Estado.

Muitos formatos para ir mais longe

Para garantir que a campanha de mobilização para a Coleta de Pentecostes chegue em todos os recantos do Rio Grande do Sul, a coordenação do COMIRE preparou peças em diversos formatos: cartazes e envelopes impressos, vídeos, cartões digitais e áudios.

O material físico – mais de 4300 cartazes e 135 mil envelopes – chega nas 18 arqui/dioceses do Rio Grande do Sul até esta sexta-feira, 05 de abril, para garantir a distribuição em todas as comunidades e paróquias até o dia da coleta.

Além disso, já estão disponíveis as artes em diversos tamanhos, para serem utilizadas em stories do Facebook e Instagram, capa de Facebook, post, carrossel, e outros.

Você pode acessar e baixar todas as peças, em diversos formatos no Drive, basta clicar aqui.

Outras forma de contribuir

Uma novidade importante este ano na mobilização da Coleta de Pentecostes é a disposição do PIX para contribuição. A modalidade facilita para contribuição tanto dos gaúchos e gaúchas que preferem contribuir diretamente por ali, quanto para aqueles que estão fora do Rio Grande do Sul e também gostariam de ajudar a missão em Moçambique.

O QR Code abaixo também está disponível nos cartazes e envelopes da Coleta e a transferência também pode ser realizada pela chave [email protected].

A missão em Moçambique

Desde 1994, a atuação das equipes missionárias priorizou as áreas da saúde, educação, promoção da mulher e direitos humanos, aliadas ao atendimento religioso e pastoral. Atualmente, a equipe missionária é responsável pelo acompanhamento a duas paróquias que somam mais de 150 comunidades e mantém dois projetos sociais na área da educação: uma Biblioteca Comunitária que disponibiliza acesso aos livros para alunos da Vila de Moma e o projeto de alfabetização e reforço escolar Murima Wa Mwana (Coração de Criança), que conta com 9 turmas, atendendo 179 crianças e adolescentes e 23 adultos.

Além disso, desde 2009, a missão em Moçambique mantém um Lar Vocacional, que acolhe jovens rapazes para o discernimento vocacional. Neste tempo, seguem estudando na escola regular e são acompanhados pela equipe missionária em seu processo de amadurecimento e discernimento. Quando concluem a 12ª classe, escolhem seguir o caminho vocacional nas congregações ou no seminário arquidiocesano.

Atualmente, em Moma, são missionários do Projeto Igrejas Solidárias: Benedito Salvador Ataguile, da Diocese de Osório; Pe. Henrique Neis, da Diocese de Novo Hamburgo; Pe. Luiz José Weber, da Diocese de Santo Ângelo; Maria Bernardete Acadroli, da Diocese de Caxias do Sul; e Pe. Josemar Silva, da Arquidiocese de Florianópolis.

Saiba mais sobre a missão em Moçambique na página especial aqui em nosso site.

Fonte: CNBB Sul 3

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.