O bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, ressalta a significância do Tempo Pascal como um período de renovação da fé e esperança cristã. Em uma reflexão inspiradora compartilhada com os fiéis, o Bispo destaca a mensagem de renascimento e vitória sobre a morte através da ressurreição de Cristo.
Dom Jaimel enfatiza a necessidade de superar o medo e o desânimo, construindo comunidades centradas em Jesus e pautadas nos valores evangélicos. Ele convoca à construção da paz e à busca pela justiça social, incentivando todos a renovarem seu compromisso como seguidores de Jesus.
Além disso, o Bispo encoraja a viver a fé sem exigir provas, recordando as palavras de Jesus no Evangelho de João: “Felizes os que não viram e acreditaram”. Ele destaca a importância de acreditar no testemunho daqueles que se entregaram pelo projeto de Jesus, doando suas vidas para que outros pudessem ter mais vida.
Você pode acompanhar essas reflexões sintonizando-se no programa “A Voz do Pastor”, na Rádio Maristela, aos domingos, às 8h50min da manhã.
Leia a íntegra:
Tempo de esperança
O tempo pascal é um tempo bonito, de renovação da nossa fé e esperança cristã. Partilho com vocês, amigos leitores, a reflexão do padre Paulo Bazaglia (Paulino), que se encontra na Liturgia Diária da Editora Paulus. Senti-me edificado e creio que possa edificar muitos.
“Temos a alegria de vivenciar o tempo pascal, tempo para celebrar a vida que vence a morte e se renova, com a ressurreição de nosso Senhor. É tempo de vencer o medo e o desânimo. De mostrar ao mundo que, de fato, Deus é infinitamente maior que os poderes da injustiça e da morte.
É tempo de edificar comunidades que tenham Jesus como verdadeiro centro. De relativizar regras que nos separam, para seguir os valores genuinamente evangélicos. É tempo de construir a paz, neste mundo cheio de guerras, tão carente de mãos amigas e de políticas que busquem diminuir as desigualdades sociais. Pois a paz não se conquista senão buscando a justiça.
É tempo de renovar nosso compromisso como seguidores de Jesus, pois ele nos envia para continuar no mundo seu projeto de vida para todos. É tempo de dar razão ao Espírito Santo que habita em nós por força do batismo. Pois o Espírito sopra onde quer e querer aprisioná-lo seria trair o próprio Deus que se doa por todos e nos dá a força necessária para agir em favor de quem menos pode.
É tempo de acreditar sem exigir provas. Fé que precisa de provas não é fé. Daí as últimas palavras de Jesus no Evangelho de João: ‘Felizes os que não viram e acreditaram’. É feliz quem tem fé, que não exige provas para entregar-se confiante ao mistério de Deus, que é tudo em todos.
É tempo de esperança, transformação e alegria. De acreditar no testemunho de tantas pessoas que, antes de nós, se entregaram pelo mesmo projeto de Jesus, doando a própria vida para que outros pudessem ter mais vida. É tempo de doar a vida e de dar sentido à vida. É tempo de ressurreição”.
É bom se perguntar: O que a ressurreição de Jesus tem a me dizer? Percebo a importância que esse mistério tem para a minha vida e para a vida do mundo? Acredito na ressurreição de Jesus?
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.