O município de Torres ultrapassou 80 casos de dengue em 2024. Conforme painel da Secretária de Saúde do Estado, a cidade contabiliza 83 casos confirmados da doença, até esta quinta-feira (11).
Destes 83 casos, 72 foram contraídos dentro do Estado e os demais são considerados importados. Ainda de acordo com o painel, 106 casos estão em investigação e 58 já foram descartados, totalizando 247 casos notificados. Até o momento, Torres não registra nenhuma morte.
No Rio Grande do Sul, são 53.772 casos confirmados de dengue, sendo 45.643 autóctones, com 64 óbitos. O Estado contabiliza ainda 22.732 casos em investigação.
O governador Eduardo Leite, decretou situação de emergência devido à dengue em 12 de março. A medida, de acordo com o decreto nº 57.498, visa à prevenção, ao controle e à atenção à saúde diante do risco epidemiológico à população pela epidemia de doença, atualmente presente em 94% dos municípios gaúchos. O decreto foi publicado Diário Oficial do Estado de quarta-feira (13/3).
Principais sintomas:
Febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias;
Dor retro-orbital (atrás dos olhos);
Dor de cabeça;
Dor no corpo;
Dor nas articulações;
Mal-estar geral;
Náusea;
Vômito;
Diarreia;
Manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira
Medidas de prevenção à proliferação e circulação do Aedes aegypti – como a limpeza e revisão das áreas interna e externa de residências e apartamentos, além da eliminação dos objetos com água parada – são ações que impedem o mosquito de nascer, cortando o ciclo de vida na fase aquática. O uso de repelente também é recomendado para maior proteção individual contra o Aedes.
Foto: Reprodução/Freepik
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.