O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho nesta quarta-feira (1°), válido até as 8h de quinta-feira (2), para quase todo o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. Prevê-se que o volume total de chuva ultrapasse os 100 milímetros em 24 horas, representando um perigo extremo. A Climatempo também classificou o nível de alerta meteorológico como “perigo extremo” para o Rio Grande do Sul.
Algumas regiões enfrentarão condições mais severas, com o Centro, a Região dos Vales e parte da Região Metropolitana sob “perigo extremo” nesta quarta-feira, e para quinta-feira, o alerta se estende às regiões das Missões, Central, dos Vales, Metropolitana, Serrana e parte do Norte, incluindo municípios divisa com Santa Catarina (Litoral Norte gaúcho e Sul catarinense).
Marcelo Schneider, meteorologista do Inmet, alerta que o volume de chuva pode atingir até 150 ou 200 milímetros, especialmente na metade norte do Estado.
O alerta indica grande perigo, com risco de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas, situação já vivenciada em várias cidades gaúchas desde a última segunda-feira. Até agora, 104 municípios foram afetados, com 10 mortes, 21 desaparecidos e 2,5 mil pessoas desabrigadas, além de estradas bloqueadas.
O Inmet aconselha a população a desligar aparelhos elétricos, ficar atenta a alterações nas encostas, buscar abrigo e proteger os pertences em caso de enchentes.
*Com informações do Inmet.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.