O Prefeito de Torres, Carlos Souza, convocou uma reunião com seu secretariado, a procuradoria jurídica municipal e forças políticas nesta manhã de quarta-feira (01/05) para deliberar sobre a viabilidade da realização do 34º Festival Internacional de Balonismo, em meio às fortes chuvas que assolam a região e o Estado do RS.
Até o momento, não houve a declaração de um Decreto de Calamidade Pública pelo Governo do Estado, fator que pode influenciar a decisão sobre o evento. Entre as opções consideradas, está a de manter a programação do Festival, incluindo por exemplo, feiras, restaurantes e shows, enquanto a competição de balonismo seria transferida, já que sua realização depende exclusivamente das condições climáticas. No entanto, a permanência dos pilotos na cidade por mais dias demandaria apoio para a estadia.
A previsão é que o Poder Executivo tome uma decisão ainda nesta manhã, com uma entrevista prevista na Rádio Maristela por volta das 11h para abordar o assunto. De momento, o Festival está mantido.
Condições Climáticas
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão de mais chuvas nos próximos dias não traz alívio para os estados do RS e SC. De acordo com o mapa abaixo, as áreas em vermelho indicam acumulados que podem superar os 200 mm, enquanto regiões em roxo, abrangendo a região central, vales, área metropolitana, serrana e faixa sul do estado de Santa Catarina, poderão enfrentar volumes de chuva que ultrapassam os 300 mm, com algumas localidades podendo até mesmo exceder os 400 mm.
Esses dados ressaltam a iminência de uma continuação das condições adversas, exigindo preparo e vigilância por parte da população e das autoridades.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.