Nos últimos dias, especialmente em trocas de mensagens pelo WhatsApp e nas redes sociais, uma mensagem afirmando que presidiários que foram soltos em Porto Alegre por conta das enchentes estão por Torres tem causado medo e apreensão entre moradores de Torres e região.
A Central de Jornalismo da Rádio Maristela e Jornal do Mar apurou junto aos órgãos de segurança pública, Polícia Civil em Porto Alegre e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), e foi confirmado que a informação é FALSA.
Em consulta ao delegado de Polícia Civil de Torres, Marcos Vinicius Muniz Veloso, afirmou não possuir nenhum tipo de caso de presos soltos e cometendo crimes em Torres. Além disso, orienta que em um momento de crise, como o que estamos vivendo, a população precisa ter calma.
“A gente precisa entender que essa boataria prejudica a todos. As pessoas ficam desesperadas, as pessoas ficam nervosas. Obviamente, a gente está vendo um número maior de pessoas na nossa cidade. E isso, com certeza, fará com que nós já estejamos redobrando nosso reforço para a nossa cidade e também a Polícia Civil está de forma mais extensiva, fazendo policiamentos ostensivos na nossa cidade em colaboração com a Brigada Militar”, afirma o delegado de Torres.
INFORMAÇÃO FALSA É CRIME
O chefe da Polícia Civil, delegado Fernando Sodré, afirma que a instituição está intensificando as investigações de fraudes digitais e fake news.
“Pedimos às pessoas que não encaminhem, mesmo que inocentemente, mensagens que não podem ser confirmadas. Muitas delas estão vinculadas a questões graves e preocupantes, mas sem origem verdadeira”, reforça o chefe da Polícia, reiterando que a divulgação de informação falsa gera caos social.”
A Polícia Civil conta com um canal para receber denúncias de informação/notícia falsas. A população pode colaborar enviando informações para a delegacia online ([email protected]) ou para o WhatsApp da corporação (51 98444-0606). As denúncias serão investigadas pela Polícia Civil para que os responsáveis pela criação de informações equivocadas e de perfis falsos do governo sejam investigados e, em casos comprovados, responsabilizados.
Foto: REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.