O Evangelho deste domingo (2) foi tema de reflexão do bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, em seu mais recente artigo. O texto aborda dois episódios em que Jesus é confrontado pelos fariseus devido à interpretação da lei do sábado.
Dom Jaime destaca a resposta assertiva de Jesus diante das críticas dos fariseus, enfatizando que o sábado foi feito para o homem, e não o contrário. Ele ressalta que a rigidez na interpretação da lei pode ferir outros princípios fundamentais, como o direito à vida, à alimentação e à saúde.
Para dom Jaime a cena em que Jesus cura um homem com a mão seca na sinagoga, confrontando os fariseus sobre a permissão de fazer o bem ou o mal no sábado e a reação dos fariseus, cegos pelo legalismo, contrasta com a sensatez esperada diante de um ato tão evidente de benevolência.
A tristeza de Jesus diante da dureza de coração dos fariseus é ressaltada por dom Jaime, que faz um paralelo com a falta de sensibilidade e compaixão em muitas situações contemporâneas, como o drama das enchentes.
Você pode acompanhar essas reflexões sintonizando-se no programa “A Voz do Pastor”, na Rádio Maristela, aos domingos, às 8h50min da manhã.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.