Cerca de 40 alunos de duas turmas do 5° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mário Curtinove, de Capão da Canoa, foram recebidos, na última sexta-feira (7), na Estação de Tratamento de Água da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), localizada às margens da Estrada do Mar. A visita guiada fez parte do programa Portas Abertas, da Corsan, e da Semana Municipal do Meio Ambiente, para reforçar a importância da preservação das fontes de água disponíveis na natureza.
A agente de tratamento de água e esgoto Tanise Lorentz e a assistente social Cristiane Medeiros mostraram aos estudantes as etapas da purificação da água que é captada em rios, arroios ou barragens, para depois ser enviada aos reservatórios, de onde é distribuída às residências. Em Capão da Canoa, a captação ocorre na Lagoa dos Quadros.
“Explico todas as etapas e depois levo os alunos para verem de perto como elas se desenvolvem. A visita foi bem proveitosa, e eles ficaram encantados com o que viram”, disse Tanise. Uma das fases do tratamento que despertaram maior curiosidade foi a decantação, que separa resíduos e elementos sólidos da água captada para purificação. Também chamou atenção dos estudantes o tamanho do filtro onde é feito esse procedimento.
O uso correto do sistema de esgoto foi outro ponto ressaltado durante a visita. “Enfatizei, por exemplo, que o descarte de lixo e de óleo de cozinha usado não pode ser feito em pias ou vasos sanitários, porque isso prejudica o tratamento do esgoto”, explicou Tanise.
Outras estações de tratamento, como a de Imbé, Osório e Xangri-Lá, também participam do programa Portas Abertas, que incentiva a educação ambiental e o cuidado com as fontes naturais da água e aproxima a população do trabalho realizado pela Corsan. As visitas às unidades da Companhia podem ser agendadas pelo telefone (51) 99849-0307.
Fonte: divulgação/Corsan
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.