AO VIVO
AO VIVO
Home » Programa Portas Abertas, da Corsan, recebe estudantes em estação de tratamento de água em Capão da Canoa

Programa Portas Abertas, da Corsan, recebe estudantes em estação de tratamento de água em Capão da Canoa

por Anderson Weiler
A+A-
Reset

Cerca de 40 alunos de duas turmas do 5° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mário Curtinove, de Capão da Canoa, foram recebidos, na última sexta-feira (7), na Estação de Tratamento de Água da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), localizada às margens da Estrada do Mar. A visita guiada fez parte do programa Portas Abertas, da Corsan, e da Semana Municipal do Meio Ambiente, para reforçar a importância da preservação das fontes de água disponíveis na natureza.

A agente de tratamento de água e esgoto Tanise Lorentz e a assistente social Cristiane Medeiros mostraram aos estudantes as etapas da purificação da água que é captada em rios, arroios ou barragens, para depois ser enviada aos reservatórios, de onde é distribuída às residências. Em Capão da Canoa, a captação ocorre na Lagoa dos Quadros.

“Explico todas as etapas e depois levo os alunos para verem de perto como elas se desenvolvem. A visita foi bem proveitosa, e eles ficaram encantados com o que viram”, disse Tanise. Uma das fases do tratamento que despertaram maior curiosidade foi a decantação, que separa resíduos e elementos sólidos da água captada para purificação. Também chamou atenção dos estudantes o tamanho do filtro onde é feito esse procedimento.

O uso correto do sistema de esgoto foi outro ponto ressaltado durante a visita. “Enfatizei, por exemplo, que o descarte de lixo e de óleo de cozinha usado não pode ser feito em pias ou vasos sanitários, porque isso prejudica o tratamento do esgoto”, explicou Tanise.

Outras estações de tratamento, como a de Imbé, Osório e Xangri-Lá, também participam do programa Portas Abertas, que incentiva a educação ambiental e o cuidado com as fontes naturais da água e aproxima a população do trabalho realizado pela Corsan. As visitas às unidades da Companhia podem ser agendadas pelo telefone (51) 99849-0307.

Fonte: divulgação/Corsan

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing