No dia 15 de junho, um sábado, o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (HNSN) em parceria com o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) realizará uma ação especial de doação de sangue em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Sangue, comemorado no dia 14/6.
Para facilitar a participação dos doadores de Torres e cidades próximas, será disponibilizado transporte gratuito com saída às 7 horas da manhã do HNSN. Os interessados devem confirmar presença até o dia 10 de junho, segunda-feira, pelo WhatsApp (51) 99502-0286.
De acordo com a representante da agência transfusional do HNSN, a enfermeira Camila Peters, as doações serão realizadas diretamente no Hemorgs, em Porto Alegre, com previsão de retorno a Torres às 17h.
“É muito importante que a população se engaje nessa ação, pois nosso hospital, assim como os demais do Litoral Norte, recebe do Hemorgs as bolsas de sangue necessárias para o atendimento da nossa população. Nós dependemos do Hemorgs para obter sangue, plaquetas e hemácias, e é justo retribuirmos essa ajuda. Eles são responsáveis por distribuir o sangue em todo o estado do Rio Grande do Sul, então, participar dessa doação é uma forma de agradecer e colaborar com essa rede que salva tantas vidas”, explica Camila.
POR QUE DOAR SANGUE?
A doação de sangue é um gesto simples que pode salvar até quatro vidas. O sangue doado é dividido em quatro componentes: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado. Cada um destes componentes é fundamental no tratamento de diferentes condições médicas, desde acidentes graves e quimioterapia até cirurgias de grande porte e anemias graves.
Cada bolsa de sangue doada é rigorosamente testada para garantir a segurança dos receptores e dos doadores. Participe dessa corrente do bem e ajude a salvar vidas.
QUEM PODE DOAR?
Para ser um doador de sangue, é necessário atender aos seguintes requisitos:
– Estar em boas condições de saúde.
– Ter entre 16 e 67 anos (menores de idade devem estar acompanhados por um responsável).
– Pesar no mínimo 50 kg.
– Apresentar um documento com foto.
– Intervalo para doações: homens a cada 60 dias (até 4 doações por ano) e mulheres, a cada 90 dias (até 3 doações por ano).
IMPEDIMENTOS TEMPORÁRIOS
– Resfriado: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas.
– Gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
– Amamentação (se o parto ocorreu a menos de 12 meses).
– Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
– Fez tatuagem nos últimos 6 meses.
– Suspeita ou sintomas de COVID-19: inaptos por 10 dias após recuperação completa.
– Vacina CoronaVac: aguardar 48 horas; demais vacinas: 7 dias.
IMPEDIMENTOS DEFINITIVOS
– Hepatite após os 11 anos de idade.
– Evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue (Hepatite B e C, AIDS, doenças associadas ao vírus HTLV I e II e Doença de Chagas).
– Uso de drogas ilícitas injetáveis.
– Malária.
IMAGEM: HNSN
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.