A Paróquia São João Batista de São João do Sul está realizando os últimos preparativos para receber os paroquianos e visitantes da região para a tradicional Festa de São João.
Com a participação de diversos padres da Diocese de Criciúma e da Diocese de Osório/RS, a programação será de 17 a 23 de junho, com a III Semana do Avivamento com Missas às 19h30min, entre os dias 17 e 21 de junho, na igreja São João Batista, no Centro de São João do Sul. Após as Missas estará aberta a Cantina de São João no salão paroquial, com venda de diversos quitutes.
No final de semana, no sábado, dia 22 de junho, procissão com a imagem de Batistas às 19h e, na sequência, às 19h30min, Missa presidida pelo pároco Pe. Tiago Mota da Silva e, logo após a Missa, benção e queima da tradicional fogueira de São João. Nessa noite haverá no salão paroquial Bazar Dançante com Feira de Frango Assado com Roscas e bebidas em geral. A animação fica por conta de Misael Lopes.
No domingo, 23 de junho, haverá procissão motorizada com a imagem do padroeiro e Missa Festiva às 10h30min, presidida pelo bispo da Diocese de Criciúma, dom Jacinto Inácio Flach, e, logo após a Missa, almoço festivo e tarde dançante.
O padre Tiago destaca que o mês de junho é sempre muito esperado pela comunidade paroquial e o município como um todo, pela oportunidade de celebrar a festa do padroeiro da paróquia e do município.
“Está se aproximando da festa de São João Batista, momento de intimidade com Deus ao celebrar o nosso padroeiro e também as festividades que é própria deste tempo, as festas juninas. São João do Sul aguarda a todos com muito zelo para confraternizar conosco”, disse o pároco.
O PADROEIRO
Um dos santos mais importantes da Igreja Católica, São João Batista, é conhecido popularmente como “santo festeiro”, mas na tradição católica é considerado o santo mais próximo de Jesus, pois, além de ser seu primo, João foi o responsável pelo batismo de Cristo no Rio Jordão.
É conhecido até hoje como São João Batista justamente por conta da sua fé e devoção com o ritual do batismo e junto com a Virgem Maria, o único santo que a liturgia lembra a data de seu nascimento e não da sua morte.
A fogueira é um dos símbolos mais tradicionais da Festa Junina, fortemente ligada a São João. Na tradição católica, a fogueira remonta ao nascimento de João Batista, sendo acesa por Isabel, sua mãe, a fim de comunicar o nascimento de seu filho.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.