A nova ponte pênsil que conecta os municípios de Torres, no Litoral Norte gaúcho, e Passo de Torres, no Sul catarinense, tem previsão de liberação para uso público nesta sexta-feira (21). A estrutura está passando pelos últimos reparos e deve ser reaberta para o final de semana, a depender da liberação da construtora responsável, confirmou a Assessoria de Comunicação do Município.
A nova ponte traz melhorias significativas em relação à antiga, que colapsou em fevereiro de 2023, durante o Carnaval, resultando na morte de um jovem de 20 anos e deixando vários feridos. Na ocasião, a ponte estava com uma carga muito acima da capacidade recomendada.
MELHORIAS
Com quase dois metros a mais de altura comparada à estrutura anterior, a nova ponte tem sua altura equiparada à da ponte de concreto utilizada para a ligação de veículos entre as duas cidades, facilitando a passagem de barcos. A passarela foi projetada para suportar até 30 pessoas simultaneamente, mas, por precaução, será permitido um máximo de 10 indivíduos ao mesmo tempo. Nas cabeceiras da ponte, haverá sinalização sobre o limite de pessoas e câmeras para fiscalização.
A obra, que contou com um investimento de R$ 701,8 mil, é fruto de uma parceria entre o município de Passo de Torres e o governo do Estado de Santa Catarina. A Montadora e Construtora Moreira Ltda. foi a empresa responsável pela construção, tendo assinado contrato com o Executivo de Passo de Torres em outubro de 2023. A prefeitura de Torres não participou da reconstrução.
Para aumentar a segurança dos transeuntes, a nova ponte será equipada com corrimãos, o que vai reduzir consideravelmente o balanço da estrutura, característica marcante da antiga passagem e que pode ter sido um fator que contribuiu ao acidente.
Durante os próximos cinco anos, a construtora realizará vistorias periódicas na ponte. Além disso, a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Passo de Torres seguirá um cronograma de manutenção da nova ponte pênsil. A prefeitura de Passo de Torres está em negociações com o município de Torres para dividir a responsabilidade pelo monitoramento do projeto.
Em respeito à família do jovem vitimado no acidente com a antiga ponte, a prefeitura decidiu não realizar uma cerimônia oficial de inauguração.
Com informações da ASCOM PMPT.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.