AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Ponte sobre o rio Canoas, que liga São João do Sul/SC a Praia Grande/SC, está interditada por cerca de 60 dias

Ponte sobre o rio Canoas, que liga São João do Sul/SC a Praia Grande/SC, está interditada por cerca de 60 dias

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

A ponte sobre o Rio Canoas, localizada na divisa dos municípios de São João do Sul e Praia Grande, no Sul catarinense, está interditada para o trânsito de veículos por cerca de 60 dias. A interdição ocorreu devido ao rompimento de um dos dois pilares de sustentação da cabeceira do Oeste/Sul, após a enxurrada intensa na noite do último domingo (16). A Defesa Civil dos municípios envolvidos decidiu pela interdição na manhã de segunda-feira (17), após vistoria realizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade.

O engenheiro da Secretaria Estadual, Rodrigo Bez Batti, explicou as medidas emergenciais que estão sendo tomadas para garantir a estabilidade da estrutura danificada.

“Estamos trabalhando para impedir que a ponte continue sofrendo danos. Estamos transportando pedras de grande volume. O objetivo é colocá-las embaixo da cabeceira para estabilizá-la. Enquanto estabilizamos, vamos aguardar o nível do rio baixar. O volume de pedras deve garantir que não haja problemas de acesso à fundação. Também estamos fazendo a limpeza da área.”.

O Engenheiro conta que as fortes correntezas do rio levaram um dos pilares de sustentação da cabeceira, necessitando um novo projeto de recuperação da estrutura.

“Após essa análise, poderemos desenvolver um projeto de recuperação. Nossa equipe técnica está avaliando todos os aspectos da ponte para agilizar esse processo. Quando as águas baixarem, saberemos a extensão real do problema. Esse processo pode levar de 45 a 60 dias, provavelmente, sem trânsito na ponte. Inicialmente, essa é a previsão”, detalhou Rodrigo.

A ponte já apresentava problemas nas cabeceiras da ponte, resultado das chuvas que atingiram a região nos meses anteriores. Agora, a cabeceira não resistiu à força das águas, deixando a população temporariamente sem acesso pelo local.

Para quem precisa chegar a Praia Grande a partir de São João do Sul, uma rota alternativa está disponível. Os motoristas devem seguir pela Rodovia SC-290, virar à esquerda na Timbopeba até Passo Magnus, atravessar a ponte para acessar o município gaúcho de Mampituba e, posteriormente, chegar a Praia Grande.

Confira no vídeo, os servidores da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, abordando o assunto:

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.