Após constatar que um supermercado estava comercializando produtos que ficaram submersos na enchente, o Ministério Público do Rio Grande do Sul alerta os consumidores para que fiquem atentos ao comprar alimentos e produtos neste período pós-enchente.
Segundo o promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria da Defesa do Consumidor de Porto Alegre, “é inconcebível que o supermercado estivesse lavando alimentos e produtos danificados pela enchente e vendendo-os aos consumidores como se não tivessem sido atingidos pelas chuvas, colocando a saúde da população em risco”.
Ele alerta: “É importante que o cidadão, principalmente nesse período pós-enchente, tenha o maior cuidado ao verificar as embalagens e as validades na rotulagem dos produtos à venda nos mercados. Notando qualquer irregularidade, deve entrar em contato com a Promotoria do Consumidor para eventuais providências”.
O Ministério da Saúde orienta a descartar qualquer alimento que tenha tido contato com a água da enchente, incluindo embalagens seladas que possam parecer intactas. Não se deve consumir alimentos embalados que tenham sido submersos, incluindo latas de metal herméticas que estejam danificadas, amassadas ou enferrujadas. A contaminação dos alimentos pode levar a doenças como leptospirose, hepatite A, febre tifoide e diarreias agudas.
A denúncia contra o supermercado, fiscalizado em 18 de junho pelo MPRS em conjunto com o Procon de Porto Alegre, foi feita por um cliente à Promotoria do Consumidor. Ele percebeu que vários produtos à venda tinham rótulos que aparentavam ter sido molhados e que garrafas e embalagens estavam sujas e até com restos de lama, problemas comprovados pela fiscalização.
O MPRS instaurou um expediente para apurar o caso e o supermercado foi autuado e multado pelo Procon municipal.
Denúncias desta natureza podem ser feitas pelo email [email protected].
Fonte: MPRS
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