Devido ao mau tempo, provocado pelas chuvas em Torres, está cancelado nesta sexta-feira (5), o ato de entrega da orla gastronômica do Rio Mampituba à comunidade torrense. A cerimônia ocorreria às 16h30min, quando a Prefeitura de Torres, por meio da Secretaria de Planejamento e Participação Cidadã, entregaria oficialmente à comunidade as obras de revitalização da orla. A Prefeitura Municipal não informou nova data para a inauguração.
O projeto
A intervenção abrangeu uma área de 18.792 m², iniciando no final da Avenida Beira Mar, nº 1969, e terminando na Avenida Cristóvão Colombo, nº 255.
Um dos pontos altos da revitalização foi a renovação da Praça Amigos da Praia de Torres, agora integrada à ciclovia e ao espaço público. A praça conta com novo mobiliário urbano, iluminação, playground e piso sustentável, além de um atraente design paisagístico e uma fonte interativa, que promete se tornar uma atração central na praça, oferecendo um espaço multifuncional para apresentações itinerantes quando os jatos de água estão desligados.
Iniciada em janeiro de 2023, a obra não se limitou apenas à revitalização estrutural e de infraestrutura. A intervenção começou com a contenção das margens do Rio Mampituba, utilizando enrocamento ao longo das bordas. As margens foram transformadas em áreas contemplativas, com a construção de decks, passeios públicos e mobiliário urbano.
Para melhorar a acessibilidade e priorizar os pedestres, as áreas de passeio foram ampliadas e niveladas com a rua, utilizando pisos padronizados e rotas acessíveis com sinalização tátil. O projeto inclui bancos, lixeiras, espreguiçadeiras e bicicletário, integrados ao design paisagístico para oferecer conforto ambiental aos visitantes.
A ciclovia da Avenida Beira Mar foi estendida por cerca de 470 metros até a Rua Egídio Michaelsen, com concreto pigmentado, iluminação e sinalização adequadas para facilitar o uso seguro.
Em termos de infraestrutura urbana, houve também melhorias na drenagem pluvial, com a instalação de tubos de PEAD e grelhas para escoamento das águas nas Ruas Kalil Sehbe, Saldanha da Gama e Avenida Cristóvão Colombo. Estas vias receberam nova pavimentação com PAVS e ajustes no sentido viário, enquanto a Rua Egídio Michaelsen passou por recapeamento asfáltico em pontos específicos.
O paisagismo do projeto focou no plantio de árvores nativas de médio porte ao longo dos percursos, visando melhorar o conforto ambiental urbano e substituir espécies invasoras. Esquinas foram decoradas com floreiras e plantas, e foram criados canteiros nas praças e calçadas para complementar a paisagem urbana.
Fonte: ASCOM PMT
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.