A Subseção de Torres da OAB/RS iniciará o projeto “A OAB/Torres Quer te Escutar”, que oferece espaço gratuito de escuta para vítimas das enchentes e voluntários que atuaram no socorro dessas pessoas. Os atendimentos começarão em 17 de julho, quarta-feira, e ocorrerão todas as quartas-feiras, das 14h às 17h, na sede da Subseção de Torres da OAB/RS, localizada na Rua Flores da Cunha, 205, em Torres.
De acordo com o Dr. Carlos A. Alegretti, coordenador técnico do projeto e presidente da Comissão de Mediação da Subseção de Torres, o objetivo é acolher os sentimentos de perda e fortalecer os recursos emocionais dos participantes. Em entrevista à Rádio Maristela, Dr. Carlos explicou que o projeto surgiu devido ao grande número de pessoas deslocadas pelas enchentes na região da Grande Porto Alegre, muitas das quais ainda estão em abrigos ou na casa de parentes.
O projeto envolve um grupo de 17 pessoas capacitadas para escutar ativamente as vítimas das enchentes, oferecendo um espaço sem julgamentos onde podem expressar seus sentimentos e problemas. Além de escutar, o projeto pode orientar essas pessoas sobre questões relacionadas ao INSS, à prefeitura ou outras necessidades.
O projeto pretende, em um segundo momento, estender a iniciativa às comunidades que compõem a Comarca de Torres, com treinamento prévio das lideranças locais. As cidades que fazem parte da Comarca são: Torres, Arroio do Sal, Dom Pedro de Alcântara, Mampituba, Morrinhos do Sul, Três Cachoeiras e Três Forquilhas.
O projeto é considerado o embrião da futura Casa de Mediação da Subseção de Torres da OAB/RS, prometendo um grande impacto social.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.