Praia Grande celebra 66 anos de emancipação nesta sexta-feira (19). A data é feriado municipal, funcionando apenas serviços públicos essenciais.
O município do extremo sul catarinense tem uma rica história e belíssimas paisagens, que o destacam como um destino singular no cenário turístico nacional. É considerada a Capital dos Canyons e integra o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, patrimônio mundial da Unesco.
Situada aos pés dos Parques Nacionais dos Aparados da Serra e da Serra Geral, abriga importantes formações geológicas como os canyons Itaimbezinho e Malacara. Esses atrativos trazem cada vez mais turistas do Brasil e do mundo, interessados em ecoturismo, atividades de aventura e contemplação da natureza. Praia Grande também se tornou referência no balonismo nos últimos anos, chegando a ter mais de 150 balões no céu em um único feriado.
HISTÓRIA E COLONIZAÇÃO
As terras de Praia Grande foram originalmente habitadas por povos de diferentes etnias, principalmente os povos originários que foram os responsáveis pelas primeiras picadas e trilhas que conectavam a parte baixa com o alto da serra. Os imigrantes italianos também deixaram sua marca na formação do povo praia-grandense, vindos do alto da serra e dos vales catarinenses.
Mas, sem dúvida, os tropeiros foram os que mais impulsionaram o desenvolvimento da cidade, criando entrepostos comerciais para troca de mercadorias e para atender a demanda dos transportes que se dava através das mulas.
A Vila Rosa, como era chamada a localidade, tornou-se um polo comercial, sendo o principal caminho que ligava a serra ao litoral. A chegada da igreja episcopal e a construção de uma igreja católica fez com que a cidade crescesse às margens do rio Mampituba.
Em 1958 os praia-grandenses conseguiram a tão desejada emancipação política, tornando-se mais um município catarinense. Desde então, Praia Grande vem prosperando na sua formação, tendo como principais fontes de renda a agricultura, o turismo e o comércio.
TEXTO E FOTO: ASCOM PMPG
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.