Quem passa pela Lagoa do Violão em Torres, tem observado o grande número de peixes mortos no local. A pedido da Central de Jornalismo da Rádio Maristela, a Secretaria de Meio Ambiente de Torres emitiu uma nota sobre o assunto.
De acordo com a nota, “na última semana foi verificada uma mortandade de tilápias na Lagoa do Violão, o evento teve início na quarta-feira, dia 17, com alguns poucos indivíduos, e teve um aumento ao longo dos dias seguintes”.
A pasta destaca a espécie e as condições climáticas, pois “a tilápia apesar de estar adaptada ao ecossistema da Lagoa, é uma espécie exótica que não tolera condições extremas de frio. O mês de julho foi marcado por ondas intensas de frio que atingiram todo o sul do Brasil, o que provavelmente implicou no comprometimento fisiológico de alguns indivíduos menos tolerantes dentro da população. O fato de terem sido verificados somente indivíduos desta espécie, submete a esta hipótese, visto que fatores como a falta de oxigenação na coluna d´água e/ou suposta de degradação ambiental, implicariam na morte de espécies variadas de peixes”.
Na nota é destacado também que foi realizado o recolhimento dos animais mortos na segunda-feira (22) e que a pasta seguirá monitorando o local e verificando a condição nos próximos dias.
Foto: Ascom PMT
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.