Em todo o Brasil, entre os dias 11 e 17 de agosto, celebra-se a Semana Nacional da Família. Celebrada há mais de 30 anos, é uma oportunidade para as pessoas se aproximarem e rezarem juntas, em família e em comunidade. Durante esses dias, no contexto do Mês Vocacional, a Igreja Católica destaca a importância da vocação familiar e do serviço de evangelização às famílias.
O tema escolhido para este ano é “Família e Amizade”, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2024, que abordou “Fraternidade e amizade social”. Os temas propostos para aprofundamento estão no subsídio Hora da Família, disponível no site Edições CNBB.
Na Diocese de Osório, de acordo com o assessor eclesiástico para a Pastoral Familiar, Pe. Gibrail Walendorff, foi lançado o desafio no Conselho Diocesano de Pastoral (CDP), ao clero e coordenadores diocesanos das pastorais, movimentos e serviços, para que cada paróquia celebre a abertura da Semana no dia 11 de agosto, domingo.
“A proposta é que se reforce a importância da família estar engajada na sua missão cristã em defesa da família e da vida, desenvolvendo alguma atividade que envolva a família das pastorais, movimentos e participantes da comunidade”, explica Pe. Gibrail.
Segundo o material disponibilizado para as reflexões propostas neste ano, Pe. Gibrail lembra que é importante ressaltar as sugestões de como promover a amizade familiar no dia a dia:
- Fomentar encontros em família assumindo programas comuns;
- Moderar o uso das redes sociais;
- Participar com a família nos momentos celebrativos e festivos da comunidade de fé;
- Recuperar o hábito de dizer: com licença, obrigado e desculpa;
- Estimular um diálogo vocacional em família;
- Criar um cantinho de oração para rezar em família e individualmente.
SUBSÍDIO
Para a celebração da Semana Nacional da Família, a Pastoral Familiar conta, desde 1997, com o apoio do livreto Hora da Família. A revista apresenta oito encontros para serem realizados na semana de 11 a 17 de agosto. O Regional Sul 3 da CNBB preparou um folder refletindo o mesmo tema nacional: Família e Amizade Social. E o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). Apresentando cinco temas de reflexão em família e em grupo, com algumas perguntas para refletir. Consulte a disponibilidade do material na sua paróquia.
HISTÓRIA
Iniciada em São Paulo na década de 1970, a Semana da Família foi se espalhando para outros estados até o início dos anos 90. Em 1992, a CNBB aprovou a celebração em âmbito nacional. Assim, a Semana Nacional da Família está inserida no contexto do Mês Vocacional. A aprovação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a celebração em todo o país foi em 1992.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.