AO VIVO
AO VIVO
Home » Criança alfabetizada é tema de reunião do Colegiado de Educação da AMESC

Criança alfabetizada é tema de reunião do Colegiado de Educação da AMESC

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

A alfabetização infantil foi o foco principal da reunião do Colegiado de Educação da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC), realizada recentemente. O encontro contou com a participação de articuladores regionais e municipais que discutiram a importância de garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.

O processo de aprendizagem das crianças é complexo e passa por várias etapas importantes, sendo a alfabetização uma das mais determinantes para o sucesso educacional. No entanto, muitos estudantes enfrentam obstáculos durante essa fase, o que pode comprometer seu desenvolvimento acadêmico ao longo de toda a educação básica.

Diante desse cenário, o Governo Federal lançou o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma política do Ministério da Educação (MEC) que busca articular esforços entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios. O objetivo é garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental e promover a recomposição das aprendizagens para aquelas matriculadas até o 5º ano.

A política nacional se estrutura em cinco eixos de ação, que foram debatidos durante o encontro da AMESC. A governança e gestão é um dos pontos centrais, visando coordenar as iniciativas para que nenhum estudante fique para trás em sua jornada educacional. Ou outros quatro eixos, são: formação, infraestrutura, avaliação e boas práticas.

Com esse compromisso, espera-se que os municípios da região do Extremo Sul Catarinense possam unir forças para assegurar que todas as crianças superem os desafios da alfabetização e avancem com sucesso em sua trajetória escolar.

*Com informações da AMESC.

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.