O óleo usado de cozinha, quando descartado em ralos de pias, ocasiona diversos danos na rede de esgoto doméstico. Com o objetivo de evitar esse problema e também de incentivar o seu reaproveitamento, a Corsan realiza o programa De Olho no Óleo, composto por oficinas que ensinam a transformar o óleo usado em sabão. A próxima cidade a receber a ação será Tramandaí, no dia 27 de agosto.
Em Osório, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Milton Pacheco recebeu a iniciativa na última semana. Cerca de 30 alunos do 6º ano participaram da atividade. A analista de responsabilidade social Cristiane Silveira, realiza uma palestra sobre os danos ambientais e à rede de esgoto que o óleo de cozinha pode causar, desde obstrução dos canos a contaminação de mananciais. “Construir a consciência do descarte correto do óleo usado e proteger o meio ambiente são o nosso maior objetivo. E o reaproveitamento do óleo para a confecção de sabão pode se tornar uma fonte de renda”, incentiva Cristiane.
Na Escola Milton Pacheco, os alunos puderam interagir na confecção do sabão, como a estudante Nádila Nunes, de 13 anos, que com os equipamentos de proteção como luvas, óculos e máscara, ajudou a misturar os componentes. “Eu não sabia dos prejuízos que o óleo podia causar colocando no ralo. Agora, vou falar para o meu pai”, disse a estudante.
Entidades e escolas interessadas em receber a oficina e palestra do programa De olho no Óleo da Corsan no Litoral Norte podem entrar em contato pele telefone: (51) 99849-0307, com Cristiane.
Fonte: divulgação/Corsan
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.