AO VIVO
AO VIVO
Home » Dom Jaime Pedro Kohl reflete sobre o tema para o mês da Bíblia

Dom Jaime Pedro Kohl reflete sobre o tema para o mês da Bíblia

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Em seu mais recente artigo da série A Voz do Pastor, o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, escreve sobre a temática do mês da Bíblia, o exílio através do Livro de Ezequiel. Intitulada “Um exilado entre os exilados”, a reflexão propõe um olhar sobre o papel do profeta Ezequiel, que, chamado por Deus, viveu as angústias do exílio e trouxe uma mensagem de esperança ao seu povo.

Dom Jaime destaca que Ezequiel foi chamado para viver entre os exilados, compartilhando suas aflições e anunciando a Palavra de Deus com fidelidade. Sua missão foi clara: trazer esperança ao povo de Israel, que se sentia desanimado e abandonado. Ezequiel usou a imagem da sentinela para descrever sua tarefa de anunciar as palavras divinas, que garantem vida e segurança, mas também advertir sobre as consequências do descuido.

Na atualidade, o Bispo enfatiza a importância de reconhecer e apoiar aqueles que, como Ezequiel, agem como sentinelas, trazendo esperança e direções divinas em tempos de desespero e conflito. Ele convida a comunidade a prestar atenção aos sinais de Deus e a viver a fé de maneira profunda e autêntica.

Além disso, dom Jaime relaciona a figura de Ezequiel com a promessa de um Pastor verdadeiro, reconhecido como Jesus Cristo, que, ao oferecer sua vida, garantiu uma pátria definitiva de paz e segurança. Em meio às dificuldades do presente, é possível, segundo o Bispo, experimentar uma paz verdadeira através da fé vivida em comunidade, mesmo enquanto se enfrenta o exílio e a exclusão.

A reflexão de Dom Jaime Pedro Kohl não apenas resgata a relevância do profeta Ezequiel, mas também desafia os fiéis a serem portadores de esperança e testemunhas de uma fé viva, mesmo em tempos de crise.

Leia a íntegra:

Um exilado entre os exilados

Neste ano, para os encontros do mês da Bíblia, a CNBB nos propõe cinco reflexões sobre o Livro de Ezequiel, que o apresenta como profeta da esperança. Ele é chamado por Deus a viver como exilado entre os exilados, experimentando as angústias do exílio e comunicando a todo o povo, com fidelidade, a Palavra do Senhor.

Sua missão é, antes de tudo, o anúncio da esperança para aquele povo que andava desanimado e sentia-se abandonado por Deus. Ele faz isso relembrando as maravilhas que o Senhor já fez por Israel e convidando-o a firmar sua esperança novamente no Deus da Vida.

Uma das imagens que usa para expressar sua profecia é a da sentinela, porta-voz da Palavra de Deus. Seu anúncio tem o poder de garantir a vida e a segurança, mas seu descuido pode trazer a morte. Ele é aquele que possui a sabedoria para ler os sinais de Deus no mundo e anunciá-los ao seu povo.

Hoje, é nossa responsabilidade anunciar a Palavra de Deus nas situações de desesperança, perdas, conflitos e dor. Também é nosso dever prestar atenção e ouvir os direcionamentos dos irmãos e irmãs que são sentinelas de nosso tempo. Temos a atenção e o cuidado de ver e ouvir os convites de Deus?

Ezequiel, em meio às dores do exílio, anuncia ao povo um novo tempo: um tempo de paz e alegria, de segurança e tranquilidade. Esse é o tempo que, confiantes, eles esperavam. Ele anuncia a chegada de um Pastor verdadeiro que apascentará o povo e garantirá sua paz e proteção. Essa é a promessa de libertação que eles viviam em terra estrangeira e escravizados.

Nós reconhecemos esse Pastor verdadeiro em Jesus Cristo, aquele que, com a oferta de sua própria vida, garantiu que pudéssemos esperar a Pátria definitiva, onde estaremos seguros e em paz. Já aqui, quando vivemos a fé de maneira profunda e autêntica em comunidade, podemos experimentar essa paz. Temos a capacidade de viver como exilados entre os exilados de hoje, como condição para vivermos a profecia confiada por Deus e levar esperança e alegria a todos que sofrem exclusão e exílio?

Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo de Osório

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.