Os municípios de Torres/RS e Passo de Torres/SC chegaram a um acordo para a restauração da ponte Anita Garibaldi, a estrutura de concreto que atravessa o Rio Mampituba e é utilizada por veículos. A decisão foi tomada em audiência de conciliação realizada na tarde da última terça-feira (3), com a mediação dos ministérios públicos dos dois estados.
Uma empresa será contratada pela prefeitura de Passo de Torres para elaborar o projeto e definir o orçamento necessário para a obra. O custo será dividido igualmente entre os dois municípios. Uma nova audiência foi agendada para 12 de novembro, quando se espera que o projeto esteja pronto para discussão.
RESTRIÇÃO
A reunião também abordou a questão dos veículos acima de 10 toneladas que continuam utilizando a ponte, apesar das restrições impostas.
Segundo o assessor jurídico de Passo de Torres, Luiz Fernando Martins, a prefeitura local pretende realizar um estudo para intensificar as restrições e considerar a instalação de cancelas. A prefeitura de Torres, por sua vez, deve reforçar a fiscalização com o uso de servidores municipais.
A ponte, que serve como ligação entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, é conhecida como Anita Garibaldi em Santa Catarina e como Ponte Interestadual José Mário Soares Noronha no Rio Grande do Sul.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.