AO VIVO
AO VIVO
Home » Saiba quais são as principais propostas dos candidatos a prefeito de Torres

Saiba quais são as principais propostas dos candidatos a prefeito de Torres

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Os candidatos apresentaram as propostas de seus planos de governo, que mostra um resumo do que cada candidatura pretende realizar caso seja eleita para o mandato de quatro anos.

A convite do Grupo Maristela, os três candidatos à prefeitura de Torres neste pleito apresentaram alguns dos projetos de seus programas de governo, abordando cada um dos temas sugeridos por esta reportagem. Essa iniciativa permite que os eleitores de Torres conheçam as principais propostas para o município.

Além disso, os programas de governo dos candidatos estão disponíveis na íntegra para consulta online, no site mantido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o https://divulgacandcontas.tse.jus.br/.

Nesta reportagem especial, o Jornal do Mar detalha as principais propostas de todos os candidatos para áreas prioritárias da administração municipal, incluindo saúde, educação, planejamento urbano, turismo, cultura, esporte, agricultura, meio ambiente e assistência social. Essas áreas são fundamentais para a futura gestão da prefeitura de Torres.

Conheça as principais propostas elaboradas e enviadas diretamente pelos candidatos a prefeito de Torres, dispostas em ordem alfabética:

DELCI DIMER E ANDRÉ POZZI

SAÚDE: Estamos comprometidos em reduzir o tempo de espera para consultas e exames, através da implementação da telemedicina. Vamos construir um Centro Integrado de Atendimento para a nossa população, com foco especial nas pessoas com deficiência e na melhor idade. Esse novo centro contará com diversos especialistas e com a telemedicina, garantindo acesso rápido e eficiente a toda a população.

EDUCAÇÃO: A educação das nossas crianças e jovens é uma prioridade. Vamos implementar o ensino integral e um currículo inovador, que incluirá robótica, empreendedorismo, educação financeira, atividades lúdicas e esportivas, preparando nossos estudantes para o futuro. Também vamos agilizar o processo e zerar a fila de espera nas creches municipais.

PLANEJAMENTO URBANO: Nosso plano inclui a revitalização não apenas da área central, mas também dos bairros, com a implementação de infraestrutura, acessibilidade e segurança em todos os lugares onde você vive e trabalha. Construiremos um novo acesso pelo Sul da cidade, a partir da BR-101, e lutaremos por uma estrada que conecte as Praias do Sul à cidade. Vamos implantar e equipar a Subprefeitura das Praias do Sul e da Vila São João.

TURISMO: A profissionalização do turismo será a mola propulsora do desenvolvimento de todo o município de Torres. Incentivaremos também o turismo rural, transformando a atual Feira do Produtor em um espaço turístico e gastronômico. Daremos especial atenção à cultura de Torres, com a construção de um Centro Cultural e Multiuso na antiga Escola Cenecista e a revitalização do Museu de Torres, localizado na antiga Prefeitura.

CULTURA E ESPORTE: Vamos tornar os espaços públicos mais seguros e atrativos para toda a comunidade, garantindo lazer e segurança para todos. Em especial, vamos incentivar o Centro Esportivo do Marazul, revitalizar as áreas do antigo Estádio do Torrense e do Ginásio da Ulbra. Nosso compromisso é construir um ginásio poliesportivo para sediar campeonatos nacionais.

AGRICULTURA: Desenvolveremos políticas públicas voltadas para a agricultura familiar e para os empreendedores rurais de Torres, garantindo mais estrutura e assistência técnica, contábil e jurídica. Incentivaremos o turismo rural, transformando a atual Feira do Produtor em um espaço turístico e gastronômico. Trabalharemos fortemente na manutenção das estradas vicinais. Vamos investir mais na patrulha agrícola, garantindo a manutenção, construção e abertura de novos acessos as lavouras. Garantiremos que os canais de irrigação e drenagem sejam limpos garantindo o escoamento das águas. Nosso compromisso é assegurar as infraestruturas essenciais ao agricultor. Vamos oferecer um curso técnico especializado em operação de drones, para utilizar essa tecnologia de ponta no monitoramento e outras aplicações práticas na lavoura, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e SENAR!

MEIO AMBIENTE: O programa “Torres Eco/Cidade Sustentável” é dedicado à implementação de práticas sustentáveis, como energia solar em prédios públicos, coleta seletiva eficiente e sistemas de reciclagem inteligente, tornando Torres um exemplo em preservação ambiental e eficiência energética.

MATHEUS E BOMBEIRO FRANÇA

SAÚDE: O Hospital Regional de Torres contará com serviços de oncologia. Será articulado com os municípios da região, com a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul e o Ministério da Saúde para que o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes seja habilitado e financiado como um Hospital Regional. Isso incluirá a ampliação das especialidades e do nível de complexidade do hospital, incluindo a oferta de serviços de oncologia.

EDUCAÇÃO: Garantia de dignidade para os alunos – uniforme e material escolar para todos. O município fornecerá duas mudas completas de uniforme escolar, para inverno e verão, além de um kit escolar com mochila, cadernos, estojo e materiais de uso diário para os alunos da rede municipal, tanto da educação infantil quanto do ensino fundamental.

PLANEJAMENTO URBANO: Pavimentação de acessos principais e ruas de poeira. Serão pavimentados 88 km de ruas, estradas e avenidas do município, com prioridade para vias de poeira e barro e para os acessos principais que conectam as comunidades. Antes da pavimentação, será realizada a infraestrutura necessária para esgoto cloacal e pluvial, priorizando o uso de blocos de PAVS, que são ecologicamente sustentáveis e de fácil manutenção. Será garantida a execução da pavimentação da Interpraias, utilizando o recurso já conquistado por Matheus junto ao Governo do Estado (3 km) e a complementação de mais 4 km para a conclusão da obra. Também será assegurada a conclusão da Estrada dos Cunhas, que falta apenas 700 metros, com os recursos obtidos junto ao Governo Federal.

TURISMO: Garantir balões no céu de Torres, fortalecer o festival e criar mais quatro grandes eventos na baixa temporada. Com a abertura do aeroporto para voos comerciais, será necessário garantir junto à ANAC que os balões possam colorir o céu durante todo o ano, reafirmando a cidade como a Capital Nacional do Balonismo. O Festival de Balonismo será fortalecido e mais quatro eventos de porte semelhante serão criados na baixa temporada (junho/julho/agosto e setembro), como o Festival do Mar, por exemplo. É sabido que no verão, com sol e boas condições de mar, a praia lota; portanto, é necessário promover eventos na baixa temporada.

CULTURA E ESPORTE: Será criado o Centro de Cultura no antigo prédio da Prefeitura, que incluirá um Museu Municipal, espaço para desenvolvimento artístico e cultural, auditório e estrutura de equipamentos que permitirão a fruição cultural, diversidade de manifestações artísticas e formação de plateia. Também será incentivada a criação de Pontos de Cultura e apoiada a demanda dos artesãos para a criação de uma feira permanente de artesanato no centro da cidade, com a manutenção da Casa da Terra, estabelecida por Matheus em 2017. Além disso, será viabilizada a construção de um Ginásio Municipal Poliesportivo e de um Estádio Municipal com pista de atletismo, ambos com medidas oficiais e estruturas adequadas para transmissão e realização de campeonatos municipais, regionais e nacionais.

AGRICULTURA: Pavimentação da estrada geral até Pirataba e dos núcleos das comunidades rurais. Será pavimentada a Estrada Geral até Pirataba. Quando secretário, Matheus conquistou a pavimentação de 3 km da Vila São João até o Barro Cortado. Agora, será garantida a conclusão dos 10 km restantes. Além da estrada geral, o compromisso é pavimentar os núcleos das comunidades que enfrentam problemas com poeira, como Jacaré, Rio Verde, João XXIII e Areia Grande.

MEIO AMBIENTE: Retorno da coleta seletiva e fortalecimento da CORBIM. Será garantido o retorno imediato do serviço de coleta seletiva de lixo em Torres. Além disso, serão licenciadas as áreas de transbordo e descarte de recicláveis, e será fortalecida a Cooperativa de Reciclagem de Lixo de Torres – CORBIM. Também será retomada a coleta de lixo eletrônico e criado o Dia do Bota Fora, com ampla divulgação para a comunidade.

ASSISTÊNCIA SOCIAL: Criação do Centro Dia – Centro de Atendimento à Pessoa Idosa e às Pessoas com Deficiência. Será criado o Centro Dia no município, oferecendo atividades físicas, oficinas artísticas e culturais, e atendimento por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, dentistas, nutricionistas, fisioterapeutas e educadores sociais. O centro visa promover a socialização, melhorar e manter as condições de saúde física e mental e a autonomia do público-alvo, além de prestar atendimento e orientações aos cuidadores, cuidando também de quem cuida do outro.

NASSER E TUBARÃO

SAÚDE: Construir novas unidades de saúde, expandir a cobertura e a qualidade dos serviços, e fortalecer programas de saúde mental e cuidados domiciliares.

EDUCAÇÃO: Expandir o ensino integral, melhorar a formação dos educadores e reforçar a educação inclusiva com a participação da comunidade escolar.

PLANEJAMENTO URBANO: Meu Bairro Bem Cuidado. Melhorar a infraestrutura urbana com foco na manutenção de vias públicas, gestão ambiental, iluminação, drenagem, segurança, mobilidade urbana e produção de moradias populares.

TURISMO: Turismo em Todas as Estações. Diversificar o turismo ao longo do ano com investimentos em equipamentos permanentes, promoção de eventos e estímulo a atividades esportivas e culturais.

CULTURA E ESPORTE: Criar e adequar espaços esportivos, promover eventos e incentivar a prática de esportes adaptados. Organizar eventos culturais, valorizar espaços públicos e restaurar e modernizar o Museu Municipal e a Biblioteca Municipal.

AGRICULTURA: Desenvolvimento Rural. Incentivar a modernização e qualificação da produção rural, apoiar feiras e agroindústrias e melhorar a infraestrutura rural.

MEIO AMBIENTE: Fortalecimento do programa de bem-estar animal, promoção da educação ambiental, construção de um canil municipal com veterinários e implementação de programas de castração. Melhoria na gestão de resíduos, aumento da reciclagem e ampliação do saneamento básico. Expansão dos ecopontos, revisão do código de obras e intensificação da fiscalização.

ASSISTÊNCIA SOCIAL: Ampliar os serviços de assistência para pessoas em situação de rua, oferecendo cursos profissionalizantes e programas de geração de renda.

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.