AO VIVO
AO VIVO
Home » Corsan fará inspeção de vazamentos ocultos em mais 72 Km de rede em Terra de Areia e 270 Km em Capão da Canoa

Corsan fará inspeção de vazamentos ocultos em mais 72 Km de rede em Terra de Areia e 270 Km em Capão da Canoa

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Uma equipe da Corsan retoma, nesta terça-feira, 17, em Terra de Areia, a inspeção de possíveis vazamentos ocultos de redes, que são aqueles que não extravasam para o solo e por isso não ficam aparentes. Durante os próximos 30 dias, serão verificados 72 quilômetros de tubulações no município, onde já tinham sido localizados três vazamentos na última quarta-feira, 11.

Outra equipe vem trabalhando desde o final de julho em Capão da Canoa, onde já foram detectados 51 vazamentos. No total, serão inspecionados 270 quilômetros de rede em Capão. O objetivo desse trabalho é evitar desperdício de água e interrupções de abastecimento.

Neste ano, a Corsan já analisou um total de 1.249,88 quilômetros de canalizações, incluindo Imbé, Tramandaí, Torres, Arroio do Sal e Terra de Areia, onde as pesquisas serão retomadas agora. Mais de 600 vazamentos já foram identificados na região do Litoral Norte. Assim que eles são encontrados, são geradas ordens de serviços e providenciados os consertos.

As equipes utilizam os aparelhos chamados geofones, que apontam os escoamentos por meio de vibrações sonoras emitidas onde eles estão. Por isso, em bairros de maior trânsito, o trabalho é feito durante a noite, quando há menos ruído.

Evitar o desperdício faz parte das ações da Corsan para a preservação da água e garantia de abastecimento de qualidade à população. No Brasil, 38,3% da água potável produzida são perdidos pelo caminho entre as estações de tratamento e as casas dos consumidores. Isso significa que, a cada 100 litros de água tratada, 38 litros são desperdiçados. Os dados foram revelados por uma pesquisa do Instituto Trata Brasil, uma organização da sociedade civil (Oscip) composta por empresas que têm interesse no avanço do saneamento básico e na proteção da disponibilidade de água para o consumo humano.

Fonte: divulgação/Corsan

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.