A Olimpíada Estudantil Catarinense (OLESC), realizada em Pinhalzinho/SC, entre os dias 12 e 21 de setembro, destacou-se como um importante evento para a descoberta de novos talentos esportivos. Entre os participantes, Amanda da Luz da Silva, de 15 anos, natural de Passo de Torres/SC, conquistou o terceiro lugar na categoria até 45 kg no Karatê, garantindo uma medalha de bronze e uma bolsa para investimento em seu esporte.
Além da OLESC, Amanda já havia disputado os Jogos Abertos e os Jogos Escolares de Santa Catarina, realizados entre os dias 19 e 28 de julho, em Caçador/SC. Nessa competição, havia também conquistado o terceiro lugar, recebendo duas medalhas de bronze, uma na disputa individual e outra em equipe, além de uma bolsa esportiva. Amanda optou pela bolsa de incentivo dos Jogos Abertos e os Jogos Escolares de Santa Catarina, pois não poderia acumular as duas. A bolsa é oferecida pelo Município de São José/SC, e possui validade indeterminada, enquanto a atleta continuar participando de competições.
ORIGEM
Natural de Passo de Torres, Amanda treina há seis anos no Clube Capesca, em Torres, sob a orientação do treinador Gabriel Notti. Atualmente no primeiro ano do ensino médio na EEM Gov. Ildo Meneghetti, seu principal objetivo neste ano era garantir uma bolsa para continuar sua trajetória esportiva em sua cidade natal.
Agora, ela se prepara para o próximo desafio: mudar da faixa roxa para a faixa marrom no Karatê e participar do Campeonato Estadual de Karatê em Blumenau, marcado para o dia 19 de outubro de 2024.
A trajetória de Amanda exemplifica como o incentivo ao esporte por parte do poder público pode abrir portas para jovens atletas e ajudá-los a alcançar seus sonhos.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.