AO VIVO
AO VIVO
Home » Grupo Maristela realizará debate eleitoral com quatro municípios da região

Grupo Maristela realizará debate eleitoral com quatro municípios da região

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Os debates serão com os candidatos a prefeito de Passo de Torres/SC (27/09), Arroio do Sal (1º/10), Santo Antônio da Patrulha (2/10) e Torres (03/10), com início às 20h, transmitidos ao vivo pela Maristela 106.1 FM e Itapuí 100.3 FM, além das redes sociais das emissoras.

O Grupo Maristela, composto pela Rádio Maristela de Torres, Rádio Itapuí de Santo Antônio da Patrulha e Jornal do Mar, promoverá uma série de debates eleitorais envolvendo quatro municípios da região. Este é um marco histórico para a Rádio Maristela, que em seus 66 anos de trajetória realizará, pela primeira vez, um número tão elevado de debates.

Serão ao todo três debates com municípios do Litoral Norte gaúcho: Arroio do Sal no dia 1º de outubro, Santo Antônio da Patrulha no dia 2 de outubro e Torres no dia 3 de outubro. Além disso, um debate ocorrerá com município do Sul catarinense, Passo de Torres, no dia 27 de setembro. Os eventos serão transmitidos ao vivo pela Rádio Maristela 106.1 FM, exceto o debate de Santo Antônio da Patrulha, que será veiculado pela outra emissora do Grupo Maristela, a Rádio Itapuí 100.3 FM, além de serem disponibilizados nas redes sociais (Facebook e YouTube) das emissoras.

O diretor do Grupo Maristela, Pe. Leonir Alves, destaca o compromisso do Grupo Maristela em ajudar os eleitores a tomarem decisões mais informados.

“Esses debates são uma oportunidade valiosa para que os eleitores comparem propostas e confrontem candidatos, facilitando uma escolha mais consciente. Além disso, estaremos presentes na cobertura completa do dia da votação, acompanhando a apuração e totalização dos resultados”, afirma o diretor.

Já o gerente do Grupo, Jedson Teixeira, menciona que já foram realizados debates fora da sede da emissora, mas esta será a primeira vez que um estúdio com cenografia específica foi montado para a ocasião. Os candidatos estarão posicionados em púlpitos, lado a lado, criando um ambiente propício para o confronto de ideias.

O Grupo Maristela explorou a possibilidade de realizar debates em vários municípios da região. Apesar do interesse limitado de alguns candidatos, os quatro municípios confirmados — Passo de Torres/SC, Arroio do Sal, Torres e Santo Antônio da Patrulha — têm a participação garantida, com os representantes assinando a ata e aceitando as regras estabelecidas.

“Se algum candidato optar por não comparecer, essa será uma escolha individual, mas todos os procedimentos de confirmação foram seguidos conforme o esperado”, conclui o gerente.

ESTÚDIO

Jedson destaca que, além da transmissão pelas emissoras de rádio do Grupo (Maristela 106.1 FM e Itapuí 100.3 FM), o estúdio onde serão realizados os debates contará com uma cenografia especialmente montada para a transmissão em vídeo. Este ano, o evento contará com um padrão televisivo de alta tecnologia, incluindo câmeras de última geração. As transmissões serão realizadas em qualidade Ultra HD (4K) através do YouTube, permitindo que o público acompanhe tudo confortavelmente de casa em suas Smart TVs, assim como pelos seus smartphones pelo Facebook da emissora.

“Um dos grandes diferenciais deste ano é o investimento em som, iluminação e cenografia de excelência. A transmissão em vídeo contará com seis câmeras, utilizando um sistema de broadcasting Blackmagic 6K, garantindo que o conteúdo seja veiculado em 4K Ultra HD”, explica o gerente.

Com essa tecnologia de ponta, as transmissões terão a mesma qualidade de uma produção televisiva, assegurando uma experiência visual e sonora inigualável para a audiência.

DEBATES

Nesta sexta-feira, 27 de setembro, ocorrerá o primeiro debate eleitoral com os candidatos a prefeito de Passo de Torres/SC, a partir das 20 horas. Das cinco candidaturas no município, apenas o atual prefeito Valmir Augusto Rodrigues (11) não aceitou o convite da emissora para participar. Os demais candidatos já confirmaram presença no debate, após reunião entre a direção do Grupo e os representantes das candidaturas.

Os candidatos que participarão do debate em Passo de Torres são: Eduardo Peres Cardoso (45), Emerson Cardoso Kjillim (15), Jeferson Gonçalves Martins (13) e Roberto Chaves Pereira (30).

Na sequência, o próximo debate eleitoral será com os candidatos de Arroio do Sal, que conta com quatro candidaturas. Este debate acontecerá no dia 1º de outubro, terça-feira, às 20 horas, com a participação dos candidatos Diego Freitas de Quadros (15), João Luiz da Rocha (55), Luciano Pinto da Silva (10) e Paulo Roberto Bianchi dos Santos (22).

Na quarta-feira, 2 de outubro, o debate será conduzido pela outra emissora do Grupo Maristela, a Rádio Itapuí 100.3 FM, reunindo os candidatos a prefeito de Santo Antônio da Patrulha, às 20 horas. Os candidatos Ricardo Zullman Pires (15) e o atual prefeito Rodrigo Massulo (11) estarão presentes.

Por fim, na quinta-feira, 3 de outubro, o ciclo de debates do Grupo Maristela será encerrado com a participação dos três candidatos à prefeitura de Torres, que apresentarão seus projetos em um debate marcado para às 20 horas. São eles: Delci Behenck Dimer (15), Matheus Junges Gomes (44) e Nasser Mahmud Samhan (11).

Os debates transmitidos pela Rádio Maristela serão mediados pelo diretor do Grupo Maristela, Pe. Leonir Alves, que é comunicador e jornalista, além de ser o âncora do programa de maior audiência da emissora, o “Revista Maristela”, veiculado de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h45.

Na Rádio Itapuí, o debate será conduzido pelo comunicador Rodrigo Portal, âncora do programa “Conexão Itapuí”, que também vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h45.

REGRAS

De acordo com o regulamento estabelecido entre o Grupo Maristela e as candidaturas dos municípios de Passo de Torres/SC e Arroio do Sal, os debates serão estruturados em quatro blocos. Nos primeiros e últimos blocos, cada candidato poderá fazer suas considerações iniciais e finais, com duração de 2 minutos cada. Em cada bloco, cada candidato terá a oportunidade de fazer uma pergunta e também de ser perguntado uma vez.

No primeiro e no terceiro bloco, os oito temas serão pré-definidos pela produção do Grupo Maristela e sorteados entre os participantes. Um candidato fará uma pergunta sobre o tema sorteado a outro candidato de sua escolha. Nos segundo e quarto blocos, os temas serão livres.

A ordem de participação para considerações iniciais, finais e perguntas foi definida por sorteio entre os representantes de todos os candidatos. Os primeiros a perguntar escolherão quem responderá, enquanto o último deverá questionar alguém que ainda não tenha sido perguntado. Cada candidato terá um minuto para formular sua pergunta, o candidato perguntado terá dois minutos para responder, e haverá um minuto para réplica e 30 segundos para tréplica.

Quanto ao direito de resposta, se um candidato for citado nominalmente de forma ofensiva, ele terá 30 segundos para se manifestar. O direito de resposta deve ser solicitado por uma pessoa indicada pelo candidato, que deverá estar presente no debate. A decisão de concedê-lo ficará a cargo da equipe de produção do Grupo Maristela.

A disposição dos candidatos na sala de debate será lado a lado, começando pela posição A e terminando na posição D, conforme sorteio realizado. O horário limite de chegada será às 19h45min; se um candidato se atrasar, sua participação só será autorizada com a concordância dos demais candidatos presentes.

Cada candidato poderá trazer até quatro acompanhantes ao debate, que não poderão se manifestar durante o evento, sob pena de serem retirados do local. Os nomes dos acompanhantes devem ser enviados para o e-mail [email protected] com até 24 horas de antecedência ao debate. Em caso de ofensas nas considerações finais, o candidato citado terá 30 segundos para se defender.

Já o debate do município de Santo Antônio da Patrulha e Torres, conforme o regulamento estabelecido entre o Grupo Maristela e as candidaturas desses municípios, existem algumas especificidades para os debates nesses locais.

Santo Antônio da Patrulha

O debate contará com quatro blocos. No primeiro e último bloco, cada candidato terá 2 minutos para suas considerações. Em cada bloco, exceto no terceiro, cada candidato poderá fazer duas perguntas e ser questionado duas vezes.

No primeiro e segundo bloco, os temas serão pré-definidos e sorteados entre os participantes, onde um candidato fará perguntas sobre o tema sorteado a outro candidato. No terceiro bloco está a principal diferença em relação aos demais debates, exceto o de Torres que também contará com perguntas elaboradas pela produção do Grupo Maristela, com base em sugestões dos ouvintes das emissoras, sorteadas entre os candidatos. Os candidatos de Santo Antônio da Patrulha terão oito perguntas sugeridas por ouvintes. No último bloco o tema será livre.

A ordem de participação, definida por sorteio, começará com Rodrigo Massulo, do partido PP, seguido por Ricardo Zullman Pires, do partido MDB. O horário limite de chegada é às 19h50min.

Quanto ao direito de resposta, se um candidato for citado nominalmente de forma ofensiva (incluindo declarações caluniosas, injuriosas ou difamatórias), ele terá 30 segundos para se manifestar. O pedido deve ser feito pela pessoa indicada pelo candidato, que deverá estar presente no debate, e a decisão sobre a concessão do direito de resposta caberá à equipe de produção do evento.

Na sala de debate, os candidatos se posicionarão frente a frente, com o mediador ao centro. Cada candidato poderá levar apenas duas pessoas ao debate, que não terão acesso ao estúdio. Em caso de ofensas nas considerações finais, o candidato citado terá 30 segundos para se defender.

Torres

O debate será estruturado em quatro blocos. No primeiro e último bloco, cada candidato terá 2 minutos para suas considerações.

No primeiro bloco, a produção da Rádio Maristela definiu doze temas, dos quais seis serão sorteados durante o debate. Um candidato fará uma pergunta sobre o tema sorteado a outro candidato de sua escolha. Se um candidato já tiver respondido dentro do bloco, a pergunta deverá ser direcionada a alguém que ainda não respondeu.

Nos segundo e quarto blocos, os temas serão livres. A principal diferença em relação aos demais debates, assim como vai ocorrer em Santo Antônio da Patrulha, no terceiro bloco haverá perguntas elaboradas pela produção do Grupo Maristela, com base em sugestões dos ouvintes da Rádio Maristela.

Os candidatos de Torres terão doze perguntas sugeridas por ouvintes. Cada candidato responderá as perguntas, dispondo de um minuto e 30 segundos para cada resposta.

A ordem de participação para as perguntas foi determinada por sorteio em uma reunião com representantes das candidaturas. Os primeiros a perguntar escolherão quem responderá; o último deverá questionar alguém que ainda não tenha sido perguntado.

O tempo será distribuído da seguinte forma: cada candidato terá um minuto para formular sua pergunta, dois minutos para o candidato perguntado responder, e haverá um minuto para réplica e um minuto para tréplica.

Quanto ao direito de resposta, um candidato citado nominalmente de forma ofensiva (caluniosa, injuriosa ou difamatória) terá 30 segundos para se manifestar. O pedido de direito de resposta deve ser feito pela pessoa indicada pelo candidato, que deverá estar presente no momento do debate. A decisão sobre a concessão do direito de resposta caberá à equipe de produção e pela empresa de consultoria jurídica da Rádio Maristela.

Na sala de debate, os candidatos ocuparão posições lado a lado, começando pela posição A e terminando na posição C. O horário limite de chegada é às 19h45min; atrasos só serão aceitos com a concordância de todos os outros candidatos presentes.

Cada candidato pode trazer até cinco acompanhantes ao debate, que não poderão se manifestar durante o evento, sob pena de serem retirados do auditório. Os nomes dos acompanhantes devem ser enviados para o e-mail [email protected] com até 24 horas de antecedência ao debate. Em caso de ofensas nas considerações finais, o candidato citado terá 30 segundos para se defender.

O regulamento de todos os debates foi encaminhado à Justiça Eleitoral, acompanhando a assinatura de todos os candidatos e/ou seus respectivos representantes.

A direção do Grupo Maristela também convidou representantes do Ministério Público do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, assim como da Subseção Torres da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), a participar acompanhando a realização dos debates eleitorais.

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.