A Corsan está incrementando o seu sistema de abastecimento no Litoral com o uso de uma nova tecnologia na perfuração de poço artesiano em Tramandaí. Trata-se de um filtro de aço inoxidável que compõe a estrutura, em forma de espiral, que vai aumentar a captação de água.
Com a inovação, o poço irá captar 30% a mais de água por meio desse filtro que possui mais furos e, ao mesmo tempo que evita a entrada de areia e argila, permite maior fluxo de água. Além disso, o novo poço terá também um sistema de bombas mais eficiente.
A Corsan iniciou a perfuração do novo poço, localizado às margens da ERS-030, nesse fim de semana. Após a perfuração, que deve se estender até quarta-feira, 16, será feito o teste de vazão e a montagem das demais estruturas, como bombas e instalações elétrica e mecânica. A projeção é de que a vazão seja de 40 litros por segundo, o que é suficiente para abastecer até 10 mil pessoas. A estimativa de conclusão é para daqui a dois meses, quando o poço será conectado à estação de tratamento de água da Corsan.
Todos os projetos da Corsan – que passou a ser controlada pelo Grupo Aegea em julho de 2023 – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal. Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.
Fonte: divulgação/Corsan
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.