A Câmara Municipal de Torres emitiu uma nota na tarde da terça-feira (15), após a polêmica sobre o corte de árvores em frente a Casa Legislativa torrense. Nas redes sociais, uma onda de reclamações tomou conta das plataformas.
De acordo com a nota, o corte das árvores faz parte do processo de revitalização da nova fachada da Câmara. Ainda conforme a nota, as raízes das árvores danificaram a calçada, dificultando o acesso de idosos e deficientes ao local.
O Presidente do Legislativo, Rafael Silveira, disse que “o projeto de revitalização foi aprovado pela Secretaria de Meio Ambiente e que a Câmara de Torres entregará mais de cem mudas para que a pasta faça o replantio em algum local da cidade”.
Confira a nota na íntegra:
A Câmara Municipal está realizando a revitalização de seu entorno, em virtude do projeto de implantação da nova fachada. A fase inicial do projeto compreende a supressão das árvores para que seja feito o conserto das calçadas, danificadas pelas grossas raízes com o passar do tempo. Os topos de calçada, levantados pelas raízes, dificultavam a acessibilidade, o trânsito de cadeirantes e idosos pelo local. O projeto proporcionará aos visitantes um passeio público ampliado, mais seguro, com rampas de acessibilidade e novo paisagismo. Para a retirada das árvores, foi encaminhado à Secretaria de Meio Ambiente processo de licenciamento ambiental que, após análise do órgão, foi concedido alvará Nº 066-24 sob protocolo 16182-24, para a extração.
Foto: Léo Selau
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.