Na madrugada desta quinta-feira (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu dois homens que transportavam 160 litros de agrotóxicos de origem estrangeira proibidos no país. A abordagem ocorreu na BR-101, em Torres.
Durante ações de combate ao crime, policiais rodoviários federais abordaram uma Ranger, emplacada em Arroio do Silva/SC, ocupada por dois homens. Na caçamba do veículo, havia diversos galões de agrotóxicos importados ilegalmente, totalizando 160 litros. O produto era feito de uma substância proibida no Brasil.
O uso desse tipo de produto importado ilegalmente representa graves riscos à saúde e ao meio ambiente. A Lei Federal 14.785/2023 prevê pena de reclusão de 3 a 9 anos para quem transportar, produzir, armazenar, importar, utilizar ou comercializar agrotóxicos não autorizados ou não registrados.
O motorista, um homem de 73 anos, natural de Quaraí, e o passageiro, de 28 anos, natural de Santa Terezinha de Itaipu/PR, não possuíam antecedentes. Eles foram encaminhados para a delegacia de Torres, juntamente com o material apreendido.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.