AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Saiba os riscos na interação entre humanos e as capivaras na orla do Rio Mampituba

Saiba os riscos na interação entre humanos e as capivaras na orla do Rio Mampituba

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

A presença de capivaras na orla do rio Mampituba, em Torres/RS e Passo de Torres/SC, tem atraído a atenção de moradores e turistas, mas essa interação está gerando preocupações sérias. Recentemente, a fiscal estadual agropecuária, médica veterinária Luciana Cunha, alertou sobre os riscos associados ao contato com esses animais, especialmente em uma entrevista na Rádio Maristela, no dia 17 de outubro.

A fiscal destacou que as capivaras são hospedeiras de carrapatos estrela que podem transmitir a febre Maculosa, uma doença potencialmente fatal. “A contaminação pode ocorrer tanto pelo contato direto com o animal quanto pela picada do carrapato”, explicou. Além disso, a veterinária mencionou que os humanos podem contrair outras doenças, como raiva e leptospirose, por meio do contato com os roedores.

A presença crescente de capivaras na região, tem gerado um aumento no número de pessoas que se aproximam dos animais para tirar fotos, gravar vídeos, alimentar e interagir. “Essa proximidade pode resultar em situações de risco. Um exemplo claro é a remoção de carrapatos das capivaras com as mãos nuas, o que pode levar à transmissão de doenças”, alertou Luciana.

Placas informativas

Em resposta à Central de Jornalismo da Rádio Maristela sobre essa situação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo e a Vigilância Ambiental de Torres informaram que o Município instalou placas informativas para educar a população sobre a importância de manter uma distância segura dos animais. As autoridades também estão colaborando com a PATRAM para divulgar informações sobre os cuidados necessários ao compartilhar espaços públicos com as capivaras.

Porém, atualmente, segundo as autoridades municipais, não existe um trabalho e corpo técnico para se dedicar ao monitoramento e controle da população de capivaras. Com o aumento da população desses animais, a preocupação com a segurança de ambos, humanos e animais, torna-se cada vez mais urgente.

Enquanto isso, é essencial que a comunidade e os visitantes compreendam que, apesar de sua aparência amigável, as capivaras são animais selvagens e podem representar riscos à saúde.

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.