Os motoristas que trafegam diariamente pela Avenida Castelo Branco, nas proximidades do cruzamento com a ERS-389, a Estrada do Mar, tem observado novas sinalizações no trecho. Uma lombofaixa deve ser instalada no local.
De acordo com o Departamento de Trânsito de Torres, as linhas pintadas na cor branca na pista, significa que os motoristas devem reduzir a velocidade no local. Para quem trafega no sentido bairro-centro, onde é permitido trafegar a 70 km/h, deve reduzir a velocidade e passar a 30km/h nas proximidades da Escola de Educação Infantil São Jorge.
Ainda de acordo com o Departamento de Trânsito, uma lombofaixa deve ser instalada no local, para dar mais segurança aos pais, alunos e professores que utilizam a via diariamente.
O QUE É UMA LOMBOFAIXA?
De acordo com o portal do Governo federal, nada mais é do que uma faixa de pedestres acima do nível da rua, é fazer com que os motoristas deem prioridade aos pedestres. Não é à toa que elas se assemelham a lombadas, pois a função é a mesma. Elas também oferecem, além da sinalização, um fator físico para a redução da velocidade. A altura deve ser igual à altura da calçada, desde que não ultrapasse 15,0cm. Em locais em que a calçada tenha altura superior a 15,0cm, a concordância entre o nível da faixa elevada e o da calçada deve ser feita por meio de rebaixamento da calçada, conforme estabelecido na norma ABNT NBR 9050.
NORMAS REGULATÓRIAS
No Brasil, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamenta as especificações técnicas das lombofaixas. Essas normas garantem que as lombofaixas sejam seguras tanto para os veículos quanto para os pedestres. É fundamental que os projetos sigam essas diretrizes para evitar problemas legais e garantir a eficácia da medida.
Foto: Léo Selau
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.