Uso da biodiversidade na alimentação é tema de oficina para cursos de Turismo Rural Estudantes de Turismo Rural de Três Forquilhas receberam no Sítio Café na Roça, na quarta-feira, 23 de outubro, uma turma do curso de Turismo Rural de Maquiné para um dia de Oficina Panc (Plantas Alimentícias Não Convencionais). Junto com as instrutoras Scheila Rigotti e Cláudia Weschenfeldr, as alunas e alunos prepararam o almoço com flores e plantas espontâneas comestíveis da propriedade agroecológica de Maria Inês Gonçalves Flores e Ronildo Flores.
“Empregamos no preparo do almoço as seguintes Panc: mangará, polpa de juçara, polpa de butiá, capiçoba, folhas de batata doce, almeirão, serralha, pra pronobis, Major Gomes, tansagem, língua de vaca, capuchinha, rúcula nativa”, contou Inês, que faz parte da turma de Turismo Rural de Três Forquilhas. Entre as flores, ela listou brinco de princesa, begônia, rosas, lanterninha japonesa e capuchinha.
A combinação destes ingredientes com elementos da cozinha do dia a dia, resultou em pão de ora pro nóbis recheado com mangará, arroz com polpa de juçara, bananese (maionese com banana verde), geleia de juçara, flores de capuchinha recheadas com beterraba, omelete com Panc e salada panc. Como um mimo, as turmas levaram para casa sal temperado com ervas aromáticas verdes e sal temperado com ervas aromáticas secas. Para evitar plásticos, a organização do evento solicitou previamente que todos e todas levassem dois vidros pequenos para a oficina.
Fonte: ASCOM CENTRO ECOLÓGICO / JORNALISTA MÍRIAM SPERB – MTB 0018334/RS
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.