Cerca de 455 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Mascarenhas de Morais, em Terra de Areia, foram os primeiros participantes no Litoral Norte do programa socioambiental da Corsan De Olho no Óleo na Estrada, na última terça-feira (29). A iniciativa já percorreu seis regiões do Estado e um total de 18 municípios. Nesta quinta-feira, 31, as atividades serão realizadas em Imbé, numa parceria com a Secretaria Municipal de Educação, na Escola Olavo Bilac, com participantes já inscritos.
Em Terra de Areia, a equipe ministrou palestras educativas sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável, como reutilizar o óleo usado de cozinha ou descartá-lo de forma correta, além de diversas práticas para evitar danos ao meio ambiente. O programa ainda promoveu um workshop para ensinar a fabricação de sabão e detergente líquido a partir do óleo usado. Os participantes receberam kits contendo avental, touca e luvas.
“Mais do que prestar um serviço para a comunidade, a Corsan se mostra comprometida com as questões socioambientais. Esses projetos de cunho pedagógico são muito ricos, pois além de ampliar a visão dos alunos quanto a questões tão pertinentes aos dias atuais, tornam-se uma maneira eficaz de eles levaram informações também às suas famílias e ampliá-las”, avalia a vice-diretora da escola de Terra de Areia, Clara Neukichen Bock.
Para a Corsan, o programa ajuda a multiplicar o conhecimento sobre a importância da preservação de mananciais como rios e lagoas e sobre o uso correto da rede coletora de esgoto. “O óleo usado de cozinha não deve ser descartado em pias e vasos sanitários, porque obstrui as nossas redes e causa extravasamentos, em prejuízo de todo o sistema. O workshop do programa, além de ensinar a reutilizar o óleo, oferece a oportunidade de uma fonte de renda familiar alternativa com a fabricação do sabão e detergente líquido”, afirma a analista de responsabilidade da Corsan Cristiane Silveira.
As próximas cidades que vão receber o De Olho no Óleo na Estrada serão São José do Norte e Capão do Leão, no Litoral Sul.
Fonte: Ascom Corsan
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.