Iniciou na última quarta-feira (6), no campus da Ulbra Torres, a 7ª Conferência da Rede de Geoparques da América Latina e do Caribe (RedGeoLaC). O evento sediado na cidade de Torres pelo Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul faz parte das celebrações pelos 20 anos da Rede Mundial de Geoparques da UNESCO e reune especialistas de renome internacional para debater temas como geoconservação, turismo, educação e desenvolvimento sustentável. A conferência segue até o próximo sábado (9).
Com atividades distribuídas em sete municípios do Geoparque (Cambará do Sul, Mampituba e Torres, no Rio Grande do Sul; e Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande, em Santa Catarina), a conferência também representa uma oportunidade de aproximar a população local dos Geoparques Mundiais da UNESCO, promovendo conhecimento e troca de experiências entre os participantes. A comissão organizadora é formada por representantes do Geoparque, Sebrae e Ulbra Torres.
Anfitrião do evento, o prefeito de Torres, Carlos Souza, destacou o trabalho realizado para que a conferência ocorresse na “mais bela praia gaúcha”.
“é um projeto que começa, acho que mais de uma década, que nós, desde 2017, os novos gestores, assumimos o projeto de tornar realidade o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. Fomos certificados ainda em 2020, em meio a pandemia, na cerimônia online, fomos ao Marrocos, onde lá conversamos com o professor Arturo Eugenio, que é o diretor do Geoparque aqui da América Latina, e lá começamos a construir essa conferência” disse o prefeito.
Ao longo dos últimos meses, o Geoparque e o Sebrae desenvolveram uma série de ações estratégicas de qualificação do trade turístico com foco na preparação para o evento, envolvendo os empreendimentos que participam da Georrota Cânions do Sul. Souza falou ainda da importância do evento.
“Eu diria que é um dos eventos mais importantes, hoje nós temos aqui o Peru, o Chile, o Uruguai, o Equador. Nós temos vários países e uma conferência como essa parece simples, mas não é. Ela vai rodar agora mais 8 países, talvez daqui a 10, 15, 20 anos ela retorne ao Brasil. Então a gente fica muito feliz por estar sediando a sétima conferência latino-americana do Caribe aqui em torno do território geoparque” relatou.
A abertura oficial da Conferência foi realizada na última quarta-feira (6) na Rua Coberta, junto à praça central de Praia Grande, no Sul catarinense.
Foto: Léo Selau
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.