AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Bispo dom Jaime Pedro Kohl participa do 6º Congresso Americano Missionário em Porto Rico

Bispo dom Jaime Pedro Kohl participa do 6º Congresso Americano Missionário em Porto Rico

por Melissa Maciel
A+A-
Reset
A delegação brasileira conta com 62 missionários e missionárias de todas as regiões do país, que participam do CAM6, em Ponce

O grande encontro dos missionários e missionárias dos 36 países de toda a América iniciou na manhã de terça-feira, 19, em Ponce, Porto Rico. A abertura do 6º Congresso Americano Missionário (CAM6) ocorreu com a missa no Anfiteatro Juan Pachín Vicéns, reunindo mais de 12 mil pessoas, marcando também a celebração da Solenidade de Nossa Senhora, Mãe da Divina Providência, patrona de toda a nação porto-riquenha.

O bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, bispo referencial para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB Sul 3, participa do evento  que vai refletir até o dia 24 de novembro o tema “Evangelizadores com Espírito até os confins do mundo”, inspirado pelo lema “América, na força do Espírito, testemunhas de Cristo”. O encontro reúne cerca de 1500 missionários e missionárias de todo o continente americano, entre eles 62 do Brasil.

A celebração de abertura foi presidida pelo Cardeal Baltazar Enrique Porras Cardozo, arcebispo emérito da Arquidiocese de Caracas e representante do Papa Francisco no Congresso. Por isso, o cardeal iniciou sua homilia pontuando que o Pontífice lhe pediu para “expressar a sua significativa saudação a todos os participantes e o testemunho do amor do Papa por esta amada parcela da Igreja que caminha em Porto Rico”.

Missa de abertura do CAM6 reuniu mais de 12 mil pessoas

O cardeal seguiu ressaltando que o lema deste congresso expressa “a continuidade do esforço para dar maior impulso ao sentido missionário do nosso povo” e destacou, ainda, que “não podemos compreender a nossa vocação católica americana se fizermos distinções entre línguas, culturas, ilhas ou territórios continentais, centrando-nos mais nas diferenças do que nas coincidências”. Por fim, concluiu que este CAM é “um apelo à integração, em que o olhar deve ser mútuo: ver-se, conhecer-se e enriquecer-se”.

Cabeça, pernas, mãos e coração para a missão
O bispo diocesano de Ponce, dom Rubén Antonio González Medina, deu abertura ao encontro questionando: “De que precisa o missionário e a missionária?” e, em seguida, respondeu: “Cabeça para pensar, pernas para andar, mãos para trabalhar e coração para amar”. Dom González seguiu afirmando que o congresso tem como objetivo “oferecer um novo ardor à missão ad gentes a partir da América, nos transformando em verdadeiras testemunhas até os confins da terra”.

“A missão exige missionários e missionárias apaixonados, que se deixem enamorar por Cristo e que testemunhem este amor. Precisamos homens e mulheres que ardam em caridade. Que bom que vieram, que bom que estão aqui!”, finalizou o bispo.

Bispo diocesano de Ponce, dom Rubén Antonio González Medina

Ainda durante a mesa de abertura do 6º Congresso Americano Missionário, o Pe. José Orlando Camacho Torres, subdirector nacional das POM Puerto Rico e coordenador geral do CAM lembrou o caminho para que o congresso chegasse a Porto Rico e à Diocese de Ponce e destacou: “o que nos trouxe aqui foram estes sonhos, esta paixão, este desejo e este serviço para a Igreja de todo o continente”.

Lembrou, ainda, que amanhã se completa 47 anos desde o primeiro Congresso Missionário Latino-americano: “Em um 20 de novembro de 1977, se encontrava esta mesma Igreja da América reunida no México”.

Fonte: POM | Victória Holzbach

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.