No início desta semana, caminhoneiros que passaram pelo posto operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101, em Torres, próximo à divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, participaram de uma importante ação de prevenção e promoção da saúde. A atividade fez parte das iniciativas alusivas ao novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre a saúde masculina.
Durante a ação, foram realizados diversos serviços, como aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos, aconselhamento sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), vacinação, consultas odontológicas e um questionário sobre saúde e hábitos do sono. Além disso, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e a Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) conduziram um estudo para avaliar o uso de substâncias tóxicas entre motoristas.
“Aproveitamos o novembro Azul para tratar da saúde do homem de forma integral, reforçando o cuidado e a prevenção. Esse comando de saúde com a PRF é muito importante, pois uma das principais causas de óbitos por causas externas entre os homens são os acidentes de trânsito”, destacou Talita Donatti, especialista da Política Estadual de Saúde do Homem da SES.
Para Rafael Pereira, chefe do Núcleo Regional de Segurança Viária da PRF, a ação é essencial para a segurança nas estradas: “É possível identificar questões de saúde que afetam diretamente a condução, principalmente porque muitos motoristas não conseguem realizar consultas médicas regulares”.
O caminhoneiro Sérgio Roberto Souza, que participou da iniciativa, aprovou a abordagem: “Me deram as orientações que eu precisava. Esse tipo de ação ajuda a prevenir problemas e a identificar doenças que, às vezes, nem sabemos que temos”.
Ao longo do dia, 47 caminhoneiros foram atendidos na entrada do Rio Grande do Sul (sentido norte-Sul). Essa foi a terceira edição do comando de saúde promovida pela PRF em 2024.
Fonte: Ascom PMT
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.