Em cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (2), a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) entregou a primeira parte das obras realizadas no Aeroporto Regional de Torres.
O responsável da Infraero em Torres, Gessilnei Gomes, explicou em entrevista à Rádio Maristela, as principais mudanças que foram feitas nesta primeira etapa.
“A Infraero está, depois de 60 dias de outorga, está entregando a primeira parte das obras, que seria o alargamento da pista de táxi, que era 18 metros, passou para 26. Pintura na pista principal e também a sinalização do pátio e também instalação do PAPI. O PAPI é equipamento que auxilia as aeronaves e o piloto a pousarem mais próximo do ponto de toque da pista. O investimento de R$ 22 milhões,”, disse Gomes.
Segundo Gomes, as obras devem seguir com “o recapeamento de pista de táxi, recapeamento da pista principal e também o pátio principal. A gente fez com cinco aeronaves, cinco voos são para aeronaves e mais uma para helicóptero” completou Gomes.
Um dos principais assuntos que se debate na cidade, é a respeito do espaço aéreo, com aviões, helicóptero e balões dividindo o mesmo espaço. Gomes garante que nada mudará.
“Na verdade, não muda nada. Nós somos parceiros. Balonismo, Paraquedismo, são todos parceiros da Infraero. Viemos para somar”, afirma Gomes.
Para o presidente da Federação Gaúcha de Balonismo, Rogério Daitx, a parceria com a Infraero facilita o trabalho de todos.
“Então, tudo na aeronáutica pode ser controlado e quando ela é bem coordenada, é tranquilo de operar. O balonismo agora, então ele é efetivado com uma cena permanente. Facilita bastante porque os horários que foi no passado, a prática do balonismo, que é o amanhecer e o entardecer, então facilita bastante as demais aeronaves que vão se aproximar de Torres, vão estar sabendo dessa informação, então facilita bastante para nós, é segurança para todos, e como mencionei, tudo coordenado facilita bastante”, afirma Daitx.
A população de Torres deve ver os aviões sobrevoando a “mais bela praia gaúcha” em breve.
“Bom, no primeiro momento a gente está trabalhando com a infraestrutura, deixar a infraestrutura do aeroporto pronto para receber aeronaves 3 de área, Boeing 737, Airbus, e assim que tiver tudo finalizado as obras, e constantemente a Infraero também já está trabalhando junto com as empresas, para trazer elas para operarem aqui”, finaliza Gomes.
O presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay, e o Diretor da Secretaria Extraordiária para Reconstrução do Rio Grande do Sul, Milton Zuanazzi e comitiva, não conseguiram embarcar no Aeroporto de Canela para participar do evento.
Foto: Léo Selau
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.