Com o objetivo de proporcionar maior segurança e eficiência no abastecimento de Torres, a Corsan instalou uma nova bomba na estação de tratamento de água. O equipamento compõe o conjunto de motor-bomba e vai garantir maior volume de armazenamento nos reservatórios.
A instalação ocorreu nesta segunda-feira, 2, e, nesta semana, a bomba entrará na fase de testes. A estimativa é de que o fornecimento de água tenha aumento de 25% para beneficiar moradores e veranistas.
Há duas semanas, foi realizada outra ação para fortalecer o abastecimento, no sistema de captação de água para tratamento na Lagoa da Itapeva. “A Corsan vem realizando uma série de ações para dar maior segurança no abastecimento, principalmente com a chegada do verão. Além da limpeza da tubulação que capta água na lagoa, que aumentou a vazão em 15%, agora colocamos mais uma bomba na estação de tratamento, que ficará com três bombas. Também já instalamos um gerador na estação para que, na ocorrência da falta de energia, o abastecimento de água não seja prejudicado”, afirma o diretor regional de operações da Corsan, Fábio Arruda.
Todos os projetos da Companhia – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal. Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.
Fonte: divulgação/Corsan