Após inúmeras reclamações dos motoristas que passam diariamente pela Avenida Castelo Branco, na altura do bairro São Jorge, em Torres, sobre o bloqueio realizado na via para a realização da ampliação do sistema de esgotamento sanitário, a Rádio Maristela, por meio da sua Central de Jornalismo, entrou em contato com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), que em nota disse a mesma será finalizada nesta terça-feira (10).
De acordo com a nota, um trecho das obras será finalizado e retomado após a temporada de verão, devido ao tráfego intenso de veículos nessa época do ano. A instalação das redes coletoras de esgoto seguirá no bairro São Jorge, na Estrada do Mar, e nas ruas Hugentobler e Capitão Jovino.
As obras começaram em junho. Serão instalados 23,5 quilômetros de tubulação, que vai passar pelos bairros Salinas, Engenho Velho, Centenário e São Jorge. A conclusão é prevista para agosto de 2025.
Com as novas redes, os resíduos produzidos nas atividades domésticas das moradias que estiverem interligadas ao sistema de esgotamento sanitário serão conduzidos à estação de tratamento, de onde serão enviados para destinação final adequada.
O esgotamento sanitário é uma das prioridades do plano de investimentos desenhado para o Litoral Norte pelo Grupo Aegea, novo controlador da Corsan. Estão previstos mais de R$ 550 milhões em obras de expansão e modernização. O valor inclui também projetos para fortalecer o abastecimento de água e reduzir perdas e desperdícios nas redes. Desse total, R$ 84 milhões estão sendo aplicados já neste ano.
Foto: Ascom Corsan
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.