Estudantes e professores da disciplina de Saneamento Básico do curso de Biologia Marinha da Ufrgs/Ceclimar serão os próximos a participarem do programa Portas Abertas, realizado pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Eles vão conhecer, no dia 20, as estações de tratamento de água e de esgoto de Capão da Canoa e ver de perto as etapas de purificação para abastecer a cidade e as etapas de tratamento do esgoto doméstico. O programa tem como objetivo também estimular a preservação da água, o seu uso consciente bem como os cuidados com o meio ambiente.
Na última edição do Portas Abertas, ocorrida no dia 4, cerca de 50 alunos de duas turmas do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leopoldina Veras da Silveira visitaram a estação de tratamento de água localizada junto à lagoa dos Quadros, em Capão da Canoa. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as etapas do tratamento, desde a chegada da água bruta até a sua fase final de distribuição para a comunidade.
“Foi muito proveitoso, além da parte externa, com as etapas, conheceram o laboratório da estação e a agente de tratamento de água e esgoto Tanise Lorentz também oportunizou um diálogo sobre a relevância do esgoto tratado e descarte correto de lixo e óleo usado, ampliando o horizonte para a educação ambiental”, disse a analista de responsabilidade social, Cristiane Silveira que organiza o programa Portas Abertas no litoral.
Além das visitas às estações, a Companhia oferece outros programas socioambientais, como o De Olho no Óleo, com oficina de confecção de sabão ecológico, e Horta na Escola, com distribuição de sementes. Os agendamentos e mais informações podem ser solicitados pelo telefone (51) 998490307 ou pelo e-mail [email protected].
Fonte: Divulgação Corsan
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.