AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Eleições para diretores escolares da rede estadual de ensino é nesta segunda-feira (16)

Eleições para diretores escolares da rede estadual de ensino é nesta segunda-feira (16)

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Nesta segunda-feira (16), todas as escolas estaduais do Rio Grande do Sul estarão promovendo as eleições para diretores escolares. Este é um momento importante para que a comunidade escolar exerça seus direitos democráticos e contribua para o fortalecimento da educação pública no estado. Professores, servidores, estudantes, pais e responsáveis pelos alunos irão às urnas para escolher os gestores, que cumprirão um mandato de três anos, de 2025 a 2027.

O pleito ocorrerá em formato eletrônico, por meio de um aplicativo desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc). A contagem dos votos deve ser realizada em até 24 horas, com divulgação dos resultados até quarta-feira (18/12). Se houver segundo turno, a próxima votação será na sexta-feira (20/12), e a apuração será divulgada até 23 de dezembro.

Após o período de possíveis recursos, as chapas vencedoras em primeiro turno serão homologadas até 20 de dezembro, enquanto aquelas que ganharem em segunda turno terão a homologação até 23 de dezembro.  

No Instituto Estadual de Educação Marcílio Dias, localizado na Travessa Armando Torres, nº 40, no Centro de Torres, o processo de votação acontecerá das 8h às 21h, sem interrupção no horário de almoço, para garantir que todos os membros da comunidade escolar tenham a oportunidade de participar.

Na Escola Estadual de Educação Básica Marechal Deodoro, localizada na Rua Fernando Ferrari, 737, na Vila São João, Torres, o processo de votação ocorre das 8h às 21h, sem fechar ao meio dia.

A eleição na Escola Estadual de Educação Básica Governador Jorge Lacerda, situada na Rua Almirante Barroso, 200, Centro de Torres também acontece das 8h às 21h, sem fechar ao meio dia.

Quem pode votar?

Em cada escola, os estudantes regularmente matriculados poderão votar, desde que sejam maiores de 12 anos. Os pais ou responsáveis legais pelas crianças e jovens menores de 18 anos terão direito a um voto na mesma instituição de ensino, independentemente de serem responsáveis por mais de um aluno.

No momento da votação, o eleitor precisa apresentar um documento oficial com foto. Os professores que possuem dois vínculos distintos de trabalho na Rede Estadual podem votar nas duas escolas onde estiverem lotados. Se o professor tiver um único vínculo e carga horária dividida, deverá votar naquela de maior carga horária. No caso de ter a carga horária igual, ele deverá votar na escola em que estiver lotado.

A Comissão Eleitoral reforça a importância do engajamento da comunidade. “O voto faz a diferença e ajuda a construir um ambiente educacional mais forte e representativo”, afirma a equipe organizadora.

Chapas

As três escolas de Torres possuem chapa única nessa eleição, são elas:

Instituto Estadual de Educação Marcílio Dias

Candidata a diretora: professora Ilca do Amaral Pinto,
Candidatos a vices: Professores Sadi Melo, Sandra Lemos, Carlei Sima e Carla Boita

Escola Estadual de Educação Básica Marechal Deodoro

Escola Estadual de Educação Básica Governador Jorge Lacerda

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.