AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Rafael Petry e Isaldo Santos da Rosa Junior receberão Ministérios de Leitorado e Acolitato em Capão da Canoa, no dia 27 de dezembro, sexta

Rafael Petry e Isaldo Santos da Rosa Junior receberão Ministérios de Leitorado e Acolitato em Capão da Canoa, no dia 27 de dezembro, sexta

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Em preparação para a ordenação ao diaconato permanente, Rafael Petry, 51 anos, e Isaldo Santos da Rosa Junior, 53 anos, receberão os Ministérios de Leitorado e Acolitato na próxima sexta-feira, 27 de dezembro. A cerimônia acontecerá durante a Santa Missa, às 19h, na igreja Nossa Senhora de Lourdes, localizada no centro de Capão da Canoa.

Esses ministérios menores marcam uma etapa significativa na trajetória de formação dos futuros diáconos permanentes, cuja ordenação está prevista para o ano de 2025.

VOCAÇÃO E LEMA DOS CANDIDATOS

Natural de Feliz e residente em Capão da Canoa, Rafael Petry escolheu como lema diaconal a passagem de Marcos 10, 45: “Porque o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir.” Para Rafael, esse compromisso significa colocar a vida a serviço da Igreja e da comunidade. “Desde pequeno, aprendi com meus pais que viemos para servir. Esse lema é o reflexo da minha vocação e do que acredito ser a missão de um diácono”, afirmou.

Isaldo Santos da Rosa Junior, natural de Osório e residente em Maquiné, tem como lema a citação de João 12, 26: “Se alguém quer servir-me, siga-me.” Segundo ele, esse espírito de serviço é o alicerce de sua caminhada vocacional e da dedicação à Igreja.

Atualmente, a Diocese de Osório conta com seis diáconos, incluindo um emérito. Com a futura ordenação de Rafael e Isaldo, prevista para o próximo ano, o número de diáconos em atuação aumentará para oito, contribuindo para o trabalho pastoral em diversas paróquias, como Tramandaí, Torres, Três Cachoeiras, Capão da Canoa, Xangri-Lá e Imbé.

O CAMINHO ATÉ O DIACONATO

O processo de formação para o diaconato permanente inclui etapas fundamentais, como prática pastoral em comunidade, formação teológica e o recebimento dos Ministérios de Leitor e Acólito. De acordo com o diácono Antônio Heliton Alves, referencial para o diaconato na Diocese, o ministério é uma expressão do Cristo Servo, simbolizada pela estola que lembra a toalha do Lava-pés. “A caridade é a principal função do diácono, que deve ser testemunho de vida familiar e comunitária”, explica.

TRAJETÓRIAS

Rafael Petry cresceu na cidade de Feliz, onde iniciou sua caminhada de fé como coroinha e integrante de grupos de jovens. Rafael é casado com Karin Cristine Bukiewicz Petry e, juntos, tem uma filha, Helen Cristine Bukiewicz Petry. Após uma trajetória profissional diversificada e desafios pessoais, Rafael reencontrou sua vocação em Capão da Canoa, ao lado de sua esposa, que também se converteu ao catolicismo. O casal atua no Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) e na Pastoral dos Coroinhas.

Isaldo Santos da Rosa Junior, nascido em Osório, foi criado e reside na comunidade Santa Teresinha, Maquiné, onde iniciou sua vivência comunitária. Casado com Silvia Adriana dos Santos da Rosa, o casal tem dois filhos, João Gabriel Santos da Rosa e Caroline Santos da Rosa. Participou de movimentos como o ECC (Encontro de Casais com Cristo) e o ONDA desde sua implantação em Maquiné, bem como da PASCOM.

Após se aposentar da Polícia Rodoviária Federal, Isaldo dedicou-se à vida pastoral e à formação para o diaconato. Ele também liderou movimentos como o EJC (Encontro de Jovens com Cristo) e a Pascom, contribuindo para o fortalecimento da fé nas comunidades onde atua.

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.