As análises iniciais de um caso trágico em Torres apontaram a presença de arsênio no sangue de três pessoas que consumiram um bolo durante uma confraternização familiar. A substância, extremamente tóxica, é conhecida por seu uso na produção de venenos. Entre as vítimas, está Neuza Denize Silva dos Anjos, que faleceu. A informação foi confirmada à imprensa pelo delegado Marcos Vinícius Veloso, responsável pelas investigações.
O sangue das vítimas – a mulher que preparou o bolo, um sobrinho-neto de 10 anos e Neuza – foi analisado pelo Centro de Informação Toxicológica, que identificou o elemento químico nos materiais coletados. “Os exames confirmaram arsênio no sangue da dona Neuza, que morreu, e das duas vítimas sobreviventes, que seguem hospitalizadas”, declarou o delegado.
Além de Neuza, outras duas pessoas – Tatiana Denize Silva dos Santos e Maida Berenice Flores da Silva – faleceram após paradas cardiorrespiratórias. Neuza, por sua vez, teve como causa da morte “choque pós-intoxicação alimentar”. Os dois sobreviventes estão internados e em condição clínica estável, segundo o boletim médico da manhã desta sexta-feira (27).
ENTENDA O CASO
O incidente ocorreu na última segunda-feira (23), quando sete pessoas da mesma família participaram de um café da tarde. Das presentes, apenas uma não consumiu o bolo. A sobremesa foi preparada em Arroio do Sal e levada para a casa em Torres pela mulher que também foi hospitalizada.
A Polícia Civil encaminhou os corpos das três vítimas para necropsia no Instituto-Geral de Perícias (IGP). Os resultados devem ser divulgados na próxima semana. Além disso, a investigação ganhou um novo desdobramento: o ex-marido da mulher que fez o bolo morreu em setembro, aparentemente devido a intoxicação alimentar. À época, a morte não foi investigada, mas agora a polícia solicitou a exumação do corpo.
O delegado reforça que todas as hipóteses estão sendo apuradas, e mais informações serão divulgadas assim que os laudos forem finalizados.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.