AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Deriva de agrotóxico afeta produção orgânica na região de Torres

Deriva de agrotóxico afeta produção orgânica na região de Torres

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Desde o início de dezembro, famílias agricultoras do interior de Morrinhos do Sul e de Torres vêm observando anormalidades no desenvolvimento das plantas. São folhas amareladas, disformes, queimadas, paralisação do crescimento e outros sintomas associados à deriva de agrotóxicos.

O problema até agora preocupava fruticultores, olivicultores e assentamentos do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em outras regiões do Rio Grande do Sul. No Litoral Norte, pelo menos entre os grupos de produção agroecológica, é a primeira vez que tantos casos são relatados em tão curto espaço de tempo.

“Tivemos nossa área de produção afetada por conta da deriva de herbicida aplicado com drone nas lavouras de arroz. Relata um agricultor de Torres que teve toda a produção atingida, com prejuízo financeiro e contaminação da área produtiva.

Denúncias

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul, por meio do site
https://www.agricultura.rs.gov.br/canais-para-denuncia-de-deriva-do-2-4-d orienta como agricultores e agricultoras podem denunciar problemas com herbicidas hormonais para o e-mail [email protected] ou para o WhatsApp, (51) 98412-9961.

“As denúncias deverão conter, no mínimo, as seguintes informações: localização da aplicação (município, distrito, localidade, pontos de referência); data da aplicação/data da detecção dos sintomas de fitotoxidade; horário da aplicação; nome do proprietário/propriedade que está aplicando; cultura afetada; nome do proprietário da propriedade afetada. Sempre que for possível, encaminhar fotos e/ou vídeos junto às informações da denúncia”.

Folha de moranga e tomate cereja atingidos por deriva – Foto: CE

Fonte: Ascom Centro Ecológico

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.