Há 47 anos, romeiros de todo o Rio Grande do Sul se reúnem em um compromisso tradicional na terça-feira de Carnaval: a Romaria da Terra. Em 2025, a romaria que tradicionalmente reflete questões relacionadas ao cuidado com a terra e com a casa comum, acontece em Arroio do Meio, às margens do Rio Taquari. O município foi um dos mais afetados pelas enchentes de maio no Estado e acolhe a romaria com um convite: “Reconstruir e Cuidar da Casa Comum com fé, esperança e solidariedade”.
O bispo de Santa Cruz do Sul, dom Itacir Brassiani, destaca que a diocese se alegra por acolher mais uma vez a romaria e ressalta que hoje esta Igreja Local tem um significado especial e um recado importante a dar aos romeiros da terra:
“É um evento da Igreja do Rio Grande do Sul e que traz a caminhada de fé, de esperança e de reconstrução para este vale onde tanta dor tanta e destruição ocorreram nesses últimos tempos. Agradecemos todas as forças vivas da diocese e também da Igreja do Rio Grande do Sul que estarão conosco nessa caminhada, com a Comissão Pastoral da Terra à frente, como sempre, puxando essa 47ª Romaria da Terra”, disse.
DIOCESE DE OSÓRIO ORGANIZA CARAVANAS
A Coordenação Diocesana das Pastorais Sociais está articulando, através das paróquias e de parceria com a Regional Sindical Litoral que reúne os sindicatos dos trabalhadores rurais do Litoral Norte gaúcho, a organização de duas caravanas. Um ônibus partirá da região da Encosta da Serra, dos municípios de Mampituba e Morrinhos do Sul, passando por Três Cachoeiras e Terra de Areia, em direção à cidade de Arroio do Meio.
Outra caravana partirá das paróquias litorâneas, saindo de Tramandaí, passando por Osório e Santo Antônio da Patrulha seguindo para Arroio do Meio, pela região metropolitana de Porto Alegre.
As vagas são limitadas. Para inscrições e mais informações sobre custos e o que é necessário levar para participar da Romaria, entre em contato através dos números: (51) 98410-2987 (Pe. Adalberto), (51) 98410-0962 (Pe. Ildomar) e (51) 99991-1668 (Frei Wilson).
ORGANIZAÇÃO DA ROMARIA
A Diocese de Santa Cruz do Sul já tem previstas as equipes responsáveis pelos diversos setores da Romaria, como a coordenação geral, liturgia e infraestrutura. Estes grupos estão responsáveis pela construção e definição da programação do dia. O que já está definido é a acolhida aos romeiros, que acontecerá a partir das 7h da manhã, no Seminário Sagrado Coração de Jesus, local que teve papel fundamental no apoio as famílias atingidas pelas enchentes.
A tradicional caminhada da Romaria de aproximadamente 2,5km se dará em direção ao bairro Navegantes e passará por ruas próximas do Rio Taquari, que ficaram totalmente inundadas meses atrás. Durante a romaria, os participantes também passarão pelas comunidades Navegantes e Nossa Senhora Aparecida, que foram duramente atingidas pela enchente. A caminhada culminará na Praça Flores da Cunha, no centro da cidade, onde acontecerá a celebração e outras atividades.
No Rio Grande do Sul, a Romaria da Terra é itinerante e acontece a cada ano em uma arqui/diocese diferente, sempre na terça-feira de carnaval. No último ano, a 46ª Romaria da Terra aconteceu na cidade de Ipê, na Diocese de Vacaria.
*Com informações da CNBB Sul 3/Victória Holzbach e da Diocese de Santa Cruz do Sul.