AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Diocese de Osório organiza caravanas para participação da 47ª Romaria da Terra em Arroio do Meio

Diocese de Osório organiza caravanas para participação da 47ª Romaria da Terra em Arroio do Meio

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Há 47 anos, romeiros de todo o Rio Grande do Sul se reúnem em um compromisso tradicional na terça-feira de Carnaval: a Romaria da Terra. Em 2025, a romaria que tradicionalmente reflete questões relacionadas ao cuidado com a terra e com a casa comum, acontece em Arroio do Meio, às margens do Rio Taquari. O município foi um dos mais afetados pelas enchentes de maio no Estado e acolhe a romaria com um convite: “Reconstruir e Cuidar da Casa Comum com fé, esperança e solidariedade”.

O bispo de Santa Cruz do Sul, dom Itacir Brassiani, destaca que a diocese se alegra por acolher mais uma vez a romaria e ressalta que hoje esta Igreja Local tem um significado especial e um recado importante a dar aos romeiros da terra:

“É um evento da Igreja do Rio Grande do Sul e que traz a caminhada de fé, de esperança e de reconstrução para este vale onde tanta dor tanta e destruição ocorreram nesses últimos tempos. Agradecemos todas as forças vivas da diocese e também da Igreja do Rio Grande do Sul que estarão conosco nessa caminhada, com a Comissão Pastoral da Terra à frente, como sempre, puxando essa 47ª Romaria da Terra”, disse.

DIOCESE DE OSÓRIO ORGANIZA CARAVANAS

A Coordenação Diocesana das Pastorais Sociais está articulando, através das paróquias e de parceria com a Regional Sindical Litoral que reúne os sindicatos dos trabalhadores rurais do Litoral Norte gaúcho, a organização de duas caravanas. Um ônibus partirá da região da Encosta da Serra, dos municípios de Mampituba e Morrinhos do Sul, passando por Três Cachoeiras e Terra de Areia, em direção à cidade de Arroio do Meio.

Outra caravana partirá das paróquias litorâneas, saindo de Tramandaí, passando por Osório e Santo Antônio da Patrulha seguindo para Arroio do Meio, pela região metropolitana de Porto Alegre.

As vagas são limitadas. Para inscrições e mais informações sobre custos e o que é necessário levar para participar da Romaria, entre em contato através dos números: (51) 98410-2987 (Pe. Adalberto), (51) 98410-0962 (Pe. Ildomar) e (51) 99991-1668 (Frei Wilson).

ORGANIZAÇÃO DA ROMARIA

A Diocese de Santa Cruz do Sul já tem previstas as equipes responsáveis pelos diversos setores da Romaria, como a coordenação geral, liturgia e infraestrutura. Estes grupos estão responsáveis pela construção e definição da programação do dia. O que já está definido é a acolhida aos romeiros, que acontecerá a partir das 7h da manhã, no Seminário Sagrado Coração de Jesus, local que teve papel fundamental no apoio as famílias atingidas pelas enchentes.

A tradicional caminhada da Romaria de aproximadamente 2,5km se dará em direção ao bairro Navegantes e passará por ruas próximas do Rio Taquari, que ficaram totalmente inundadas meses atrás. Durante a romaria, os participantes também passarão pelas comunidades Navegantes e Nossa Senhora Aparecida, que foram duramente atingidas pela enchente. A caminhada culminará na Praça Flores da Cunha, no centro da cidade, onde acontecerá a celebração e outras atividades.

No Rio Grande do Sul, a Romaria da Terra é itinerante e acontece a cada ano em uma arqui/diocese diferente, sempre na terça-feira de carnaval. No último ano, a 46ª Romaria da Terra aconteceu na cidade de Ipê, na Diocese de Vacaria.

*Com informações da CNBB Sul 3/Victória Holzbach e da Diocese de Santa Cruz do Sul.