A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou nesta sexta-feira (31) o sétimo boletim do projeto Balneabilidade 2024-2025. O resultado atual mostra que dos 93 pontos analisados em todo estado do Rio Grande do Sul, 80 estão próprios para banho e 13 estão impróprios para receber banhistas. O número de locais próprios caiu em relação à semana passada, quando o boletim seis apresentou 83 pontos próprios. No Litoral Norte são três pontos impróprios para banho.
De acordo com o boletim, dos 34 pontos analisados na região, 31 seguem próprios e três aparecem como inadequados para banho, sendo dois em Capão da Canoa, em frente aos edifícios Aymoré e Yara e o outro em Osório, na Lagoa do Peixoto.
No Litoral Norte, entre Palmares do Sul (Quintão) e Torres, as coletas de amostras nos pontos de água salgada na região são feitas semanalmente pela Gerência Regional do Litoral Norte Sema-Fepam (Gerlit), que envia o material para análise microbiológica pela Divisão de Laboratórios (Dilab), em Porto Alegre.
Confira os outros sete pontos que estão impróprios para banho nesta semana no Estado:
Município – Praia/Balneário
1 – Barra do Ribeiro – Praia Recanto das Mulatas/Lago Guaíba
2 – Cerrito – Balneário Cerrito/Rio Piratini
3 – Osório – Lagoa do Peixoto
4 – Pedro Osório – Balneário Pedro Osório/Rio Piratini
5 – Pelotas – Valverde/Trapiche
6 – Pelotas – Santo Antônio/Rua Bagé
7 – Santa Maria Balneário Passo do Verde – Rio Vacacaí
Projeto Balneabilidade 2025
Nesta edição, o projeto Balneabilidade vai realizar 15 análises, ao longo de 15 semanas consecutivas, que irão compor os boletins com resultado semanal da balneabilidade de praias e balneários do Estado, sempre levando em consideração as cinco análises mais recentes.
A divulgação dos boletins será feita sempre às sextas-feiras, até o último fim de semana de fevereiro. Os dados atualizados estarão disponíveis no site e mídias sociais da Fepam, e no web aplicativo Balneabilidade.
Os avisos de local próprio ou impróprio estarão em destaque em placas informativas fixadas nos pontos de coleta de água. Os veranistas também poderão consultar os resultados das análises no web aplicativo Balneabilidade.
Foto: Arquivo Secom
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.